Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fontoura, Antônio M. (Antônio Martiniano) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design | - |
Autor(es): dc.creator | Egg, Silmara Simone Takazaki | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:55:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:55:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/25574 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/25574 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Antonio Martiniano Fontoura | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa: Curitiba, 07/02/2011 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O tema desta pesquisa delimita-se no estudo de livros didáticos de diferentes disciplinas indicados ao 4º ano1 do Ensino Fundamental aprovados pelo Ministério da Educação – MEC – e a possibilidade de aplicação da Educação através do Design – EdaDe – nos mesmos. De modo geral, o objetivo desta pesquisa é investigar possibilidades de aplicação da proposta da EdaDe no Ensino Fundamental das escolas públicas. Especificamente, tem por objetivo pesquisar e analisar a aplicação de atividades que contemplem os temas transversais e projetos interdisciplinares nos livros didáticos aprovados pelo MEC e estudar a aplicação da EdaDe nestes livros. Seguindo um caminho teórico-prático, o trabalho revisa a literatura sobre design, educação, educação através do design e livros didáticos; buscando obras, sites e outras pesquisas publicadas sobre estes temas. Desta forma, visa elaborar sugestões de adaptação de atividades existentes nos livros analisados a fim de se adequarem à EdaDe. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research is delimited in the study of textbooks of different subjects indicated the 4th year of elementary school approved by MEC - Ministry of Education - and the possibility of applying Edade - Education by Design - on them. In general, the goal of this research is to investigate possibilities for implementing the proposal of Edade on public elementary schools. Specifically, it aims at researching and reviewing the implementation of activities that address cross-curricular issues and interdisciplinary projects in the textbooks approved by MEC and to study the implementation of Edade on these books. Following a theoretical and practical way, the paper reviews the literature about design, education, education by design and textbooks; looking for books, websites and other published research on these topics. Thus, it aims to draw up suggestions for the adaptation of existing activities in those analyzed books in order to fit the Edade. | - |
Formato: dc.format | 116f. : il. color. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Design | - |
Palavras-chave: dc.subject | livros didaticos - Estudo e ensino (Ensino fundamental) - Escolas publicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didaticos - Desenhos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design | - |
Título: dc.title | A inclusão da Edade nos livros didáticos de 4º ano do ensino fundamental da escolas públicas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: