A inclusão da Edade nos livros didáticos de 4º ano do ensino fundamental da escolas públicas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFontoura, Antônio M. (Antônio Martiniano)-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design-
Autor(es): dc.creatorEgg, Silmara Simone Takazaki-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:55:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:55:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/25574-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/25574-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Antonio Martiniano Fontoura-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa: Curitiba, 07/02/2011-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O tema desta pesquisa delimita-se no estudo de livros didáticos de diferentes disciplinas indicados ao 4º ano1 do Ensino Fundamental aprovados pelo Ministério da Educação – MEC – e a possibilidade de aplicação da Educação através do Design – EdaDe – nos mesmos. De modo geral, o objetivo desta pesquisa é investigar possibilidades de aplicação da proposta da EdaDe no Ensino Fundamental das escolas públicas. Especificamente, tem por objetivo pesquisar e analisar a aplicação de atividades que contemplem os temas transversais e projetos interdisciplinares nos livros didáticos aprovados pelo MEC e estudar a aplicação da EdaDe nestes livros. Seguindo um caminho teórico-prático, o trabalho revisa a literatura sobre design, educação, educação através do design e livros didáticos; buscando obras, sites e outras pesquisas publicadas sobre estes temas. Desta forma, visa elaborar sugestões de adaptação de atividades existentes nos livros analisados a fim de se adequarem à EdaDe.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research is delimited in the study of textbooks of different subjects indicated the 4th year of elementary school approved by MEC - Ministry of Education - and the possibility of applying Edade - Education by Design - on them. In general, the goal of this research is to investigate possibilities for implementing the proposal of Edade on public elementary schools. Specifically, it aims at researching and reviewing the implementation of activities that address cross-curricular issues and interdisciplinary projects in the textbooks approved by MEC and to study the implementation of Edade on these books. Following a theoretical and practical way, the paper reviews the literature about design, education, education by design and textbooks; looking for books, websites and other published research on these topics. Thus, it aims to draw up suggestions for the adaptation of existing activities in those analyzed books in order to fit the Edade.-
Formato: dc.format116f. : il. color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectDissertações - Design-
Palavras-chave: dc.subjectlivros didaticos - Estudo e ensino (Ensino fundamental) - Escolas publicas-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didaticos - Desenhos-
Palavras-chave: dc.subjectDesign-
Título: dc.titleA inclusão da Edade nos livros didáticos de 4º ano do ensino fundamental da escolas públicas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.