Colaboração científica em rede

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBufrem, Leilah Santiago-
Autor(es): dc.contributorBreda, Sonia Maria-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação-
Autor(es): dc.creatorGonçalves, Viviane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:43:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:43:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2011-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2011-04-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/25552-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/25552-
Descrição: dc.descriptionResumo: Estudo descritivo que caracteriza a produção científica em literatura branca e anais de eventos científicos com coautoria dos pesquisadores vinculados aos programas de pós-graduação em Ciência da Informação (CI) no Brasil. Objetiva identificar e caracterizar, por meio de suas publicações, os pesquisadores que fazem parte do grupo de elite da área e servem como incentivadores à produção científica nos programas de pós-graduação em CI no Brasil, e procurar compreender o tipo de relacionamento existente entre eles, seja no âmbito institucional ou interinstitucional, para responder: qual a importância do pesquisador que integra o grupo de elite para incentivar a colaboração científica na área de CI no Brasil?Analisa como a construção de redes sociais entre pesquisadores interfere na área, contribuindo para o debate acerca da construção de redes colaborativas voltadas à difusão da pesquisa científica. Utiliza como fonte o Currículo Lattes de cada pesquisador, para identificar o grupo de elite e os elos que se firmam por meio das produções científicas para consolidação da área em estudo, promovendo a formação de novos pesquisadores. Adota Metodologia de Análise de Redes (ARS) para compreender as variáveis e estudar os atores sociais, seus papeis e suas ligações. Considera o compartilhamento de informações entre pesquisadores, principalmente quando favorecem o sistema de troca de informações e comunicação, destacando os pesquisadores que se tornam elos integradores entre instituições e estabelecem redes sociais de pesquisas colaborativas. Os dados empíricos referem-se à formação de redes de colaboração científica para livros, capítulos de livros, artigos científicos e trabalhos completos apresentados em eventos. Constata que o maior índice de colaboração está voltado à publicação de artigos científicos. Confirma que os pesquisadores mais produtivos não são os mais colaborativos. Valida que o tipo de produção com maior número de trabalhos são os eventos científicos. Apresenta declarações dos 28 pesquisadores integrantes do grupo de elite da área de CI no Brasil, para identificar os motivos que os levam a publicar em coautoria. Examina que a afinidade temática, as atividades relacionadas ao grupo de pesquisa e a própria pesquisa são os motivos pelos quais os pesquisadores constituem suas re es de colaboração científica. Diante dos resultados levantados, constata-se que a área de Ciência da Informação no Brasil, quando se refere à publicação em coautoria, é incipiente. Apresenta que a formação de parcerias quando ocorre é de caráter endógeno. Finaliza observando que o processo de constituição de redes de colaboração precisa ser motivado entre os pesquisadores para instigar a conversa, a dis ussão e a publicação de questões fundamentais para crescimento da área de CI no Brasil, que se encontra em processo de construção cognitiva e social.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Título: dc.titleColaboração científica em rede-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.