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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Labronici, Liliana Maria, 1957- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias da Saúde. Programa de Pós-Graduaçao em Enfermagem | - |
Autor(es): dc.creator | Fegadoli, Débora | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:19:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:19:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-04-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-04-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-04-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/25520 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/25520 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Trata-se de uma pesquisa-ação, realizada em um serviço de acolhimento institucional da Fundação de Ação Social da cidade de Curitiba, Paraná, no período de dezembro de 2009 a março de 2010, com 16 mulheres vítimas de violência doméstica. Os objetivos foram identificar as necessidades de educação em saúde das mulheres vítimas de violência doméstica e avaliar a consulta de enfermagem e as oficinas desenvolvidas com estas mulheres. A coleta de dados ocorreu mediante a consulta de enfermagem e, possibilitou identificar seis temas: câncer de mama e de colo uterino, cuidado com o corpo feminino, oenças sexualmente transmissíveis, métodos anticoncepcionais, sinais e sintomas relacionados à saúde mental (depressão, ansiedade, estresse, baixa autoestima) e violência. Constatou-se que a faixa etária variou de 20 a 43 anos, seis possuíam ensino fundamental incompleto, e a maioria estava sem emprego no momento da pesquisa. A seguir foi realizada a educação em saúde por meio de três oficinas baseadas no conceito de dialogicidade da pedagogia libertadora freireana. O respeito aos conhecimentos das mulheres foi considerado e o diálogo entre educadora e educandas esteve presente, de modo a facilitar a expressão de expectativas e sentimentos. A avaliação das atividades desenvolvidas ocorreu por meio de entrevista semiestruturada gravada e da sua análise emergiu a categoria: Corpo redescoberto - o cuidado o compartilhar experiências propiciado pela enfermeira, pois pelas falas, as mulheres demonstraram os sentidos e valores que deram ao seu corpo no passado, durante a violência e neste momento de tentativa de reestruturação de vida. Contudo, o enfrentamento da violência pressupõe escolhas que levam a perdas pessoais significativas para que uma reconstrução seja realizada, e a redução da violência é um fenômeno que depende de muitos fatores socioeconômicos e culturais, porém, há que se considerar o impacto de pesquisas como esta nos grupos que as compõem. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência conjugal | - |
Título: dc.title | A prática da enfermeira na educação em saúde para mulheres vítimas de violência doméstica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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