A prática da enfermeira na educação em saúde para mulheres vítimas de violência doméstica

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Autor(es): dc.contributorLabronici, Liliana Maria, 1957--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem-
Autor(es): dc.creatorFegadoli, Débora-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:58:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:58:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/25520-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/25520-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Liliana Maria Labronici-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Defesa: Curitiba, 2010-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia-
Descrição: dc.descriptionResumo: Trata-se de uma pesquisa-ação, realizada em um serviço de acolhimento institucional da Fundação de Ação Social da cidade de Curitiba, Paraná, no período de dezembro de 2009 a março de 2010, com 16 mulheres vítimas de violência doméstica. Os objetivos foram identificar as necessidades de educação em saúde das mulheres vítimas de violência doméstica e avaliar a consulta de enfermagem e as oficinas desenvolvidas com estas mulheres. A coleta de dados ocorreu mediante a consulta de enfermagem e, possibilitou identificar seis temas: câncer de mama e de colo uterino, cuidado com o corpo feminino, oenças sexualmente transmissíveis, métodos anticoncepcionais, sinais e sintomas relacionados à saúde mental (depressão, ansiedade, estresse, baixa autoestima) e violência. Constatou-se que a faixa etária variou de 20 a 43 anos, seis possuíam ensino fundamental incompleto, e a maioria estava sem emprego no momento da pesquisa. A seguir foi realizada a educação em saúde por meio de três oficinas baseadas no conceito de dialogicidade da pedagogia libertadora freireana. O respeito aos conhecimentos das mulheres foi considerado e o diálogo entre educadora e educandas esteve presente, de modo a facilitar a expressão de expectativas e sentimentos. A avaliação das atividades desenvolvidas ocorreu por meio de entrevista semiestruturada gravada e da sua análise emergiu a categoria: Corpo redescoberto - o cuidado o compartilhar experiências propiciado pela enfermeira, pois pelas falas, as mulheres demonstraram os sentidos e valores que deram ao seu corpo no passado, durante a violência e neste momento de tentativa de reestruturação de vida. Contudo, o enfrentamento da violência pressupõe escolhas que levam a perdas pessoais significativas para que uma reconstrução seja realizada, e a redução da violência é um fenômeno que depende de muitos fatores socioeconômicos e culturais, porém, há que se considerar o impacto de pesquisas como esta nos grupos que as compõem.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: It is an action-research study carried out with 16 women, victims of domestic abuse who lived temporarily at a host institutional service of the Social Action Foundation in Curitiba/Brazil, from ecember/2009 to March/2010, with 16 women victims of domestic. Its goals were to identify health education needs of women victims of domestic abuse and describe the nursing consultations and workshops develop whit these women. Data capture was through nursing consultation, and enabled following six themes: breast and colon cancer, caring of the female body, sexually transmitted diseases, contraceptive ethods, signs and symptoms related to mental health (depression, anxiety, stress, low self-esteem) and violence. It was found that women’s ages ranged from 20 to 43 years, six hadin complete middle school, and ost were jobless during the research. Was then performed health education through three workshops based on the concept of dialogical pedagogy Freire '. Respect for women was considered knowledge and dialogue between educators and students attended in order to facilitate the expr ssion of feelings and expectations. The evaluation of the activities occurred through recorded semistructured interviews and their analysis was the category: Rediscovered body – caring and experience sharing fostered by the nurse, for the speeches, the women demonstrated the meanings and values that made your body in the past during this time of violence and attempted restructuring of life. However, coping with violence by these women entail choices which lead to meaningful personal losses so that rebuilding be effected, and the decrease of iolence is a phenomenon which depends on many cultural, socioeconomic factors; nevertheless, the impact of research studies like this one must be considered in the groups which they comprise.-
Formato: dc.format97 f. : il. [algumas color.] ; 30 cm.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectViolência conjugal-
Título: dc.titleA prática da enfermeira na educação em saúde para mulheres vítimas de violência doméstica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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