
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Moura, Mauricio Osvaldo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Biológicas. Programa de Pós-Graduaçao em Ecologia e Conservaçao | - |
| Autor(es): dc.creator | Bonetti, Maria Fernanda | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:48:28Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:48:28Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-04-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-04-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-04-18 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/25510 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/25510 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Sabe-se, atualmente, que as comunidades são estruturadas por mecanismos diferentes, embora conectados, que atuam tanto em escalas locais, como em escalas maiores de tempo e espaço. Assim, compreender os fatores que geram esta estruturação passa a ser uma tarefa fundamental, com implicações na identificação de fatores que auxiliam na geração e manutenção da diversidade, bem como na predição de quanto as mudanças ambientais podem afetar a diversidade local e regional. A relação entre escala e diversidade foi introduzida por R. J. Whittaker, diferenciando as diversidades local, regional e a diversidade beta. A diversidade beta é a diferença da composição de espécies entre as comunidades. Existem muitos trabalhos que abordam a troca de espécies entre localidades com base em gradientes latitudinais, todavia, são poucos os estudos que buscam entender dinâmicas regionais. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo geral descrever como ocorre a variação das espécies, nas comunidades de Anura, em escala regional, usando descritores de habitat. Vários métodos multivariados como análise de correspondência, análise canônica e um método de partição da variação foram aplicados para determinar o efeito das variáveis climáticas, variação espacial e tipos florestais como mecanismos geradores de beta diversidade. A composição de espécies de Anura no Estado do Paraná muda de acordo com a mudança no gradiente vegetacional. Essa diferença na composição de espécies é devida a diferença na matriz vegetacional na qual os grupos de comunidades estão inseridos, bem como pelas diferenças climáticas associadas às formações vegetacionais. A distância geográfica também é positivamente relacionada com a beta diversidade do Estado do Paraná. A partição dos efeitos geográficos e climáticos indica que os efeitos climáticos são o único fator que afetam significativamente a mudança na composição das comunidades. No entanto, a variação conjunta entre geografia e clima explicam 68% da variação na composição. Neste contexto é hipotetizado que a seleção de habitats via dependências as condições climáticas seja o mecanismo responsável pela manutenção dos padrões de variação. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Anuro - Parana | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Variação (Biologia) - Fatores climaticos | - |
| Título: dc.title | Variáveis climáticas como estruturadoraas da diversidade beta em comunidades de anuros em escala regional | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: