Práticas organizacionais de ensino, pesquisa e assistência no Hospital de Clínicas da UFPR : uma análise estruturacionaista no período 1961-2008

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Autor(es): dc.contributorMachado-da-Silva, Clóvis Luiz, 1943--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração-
Autor(es): dc.creatorCoser, Claudia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:43:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:43:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-16-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-16-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/25466-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/25466-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Clóvis L. Machado-da-Silva-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais e Aplicadas, Programa de Doutorado em Administração . Defesa: Curitiba, 2009-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho consiste num estudo estruturacionista no Hospital de Clínicas da UFPR tendo como problema a verificação dos fatores que condicionam as práticas de ensino, pesquisa e assistência do referido hospital no período de 1961 e 2008. Configuram-se entre os objetivos a identificação das de variáveis como: práticas de ensino, pesquisa e assistência no referido continum, principais agentes relacionados a tais práticas, princípios estruturais, principais estruturas bem como as interações entre os agentes. A partir de tais elementos é constituída a historicidade da referida organização. A Teoria da Estruturação de Giddens constitui a principal base teórica do estudo enfocando tópicos como: dualidade estrutura e agência, prática, historicidade, monitoramento reflexivo, contextualização espaço-temporal. Também configuram base teórica os processos de mudança e estruturas cognitivas constituídas a partir de interações em rede. A estratégia metodológica centra-se no Estudo de Caso empregando a coleta e análise de dados a partir de: entrevistas abertas e semi-estruturadas com os principais agentes do referido hospital distribuídos nas finalidades de ensino, pesquisa e assistência; observação não participante de seminários, reuniões e palestras; análise documental de registros como jornais, sites, editais, ofícios e especialmente na análise das atas de todas as 800 reuniões do principal órgão de articulação e diretrizes para o ensino, a pesquisa e assistência, o Conselho de Administração do HC-UFPR. A análise está distribuída em 13 tópicos articulados que permitem a construção do percurso histórico considerando as variáveis de análise tendo como principais resultados em cinco momentos que revelam a estruturação das práticas organizacionais do HC – UFPR: que os fatores condicionantes das práticas de ensino estão associados inicialmente a noção de hospital-escola centrados no MEC passando por novos condicionantes como acordos interministeriais que constituem os hospitais universitários como hospitais de ensino pela assistência e finalmente por hospital que concentra assistência referência impossibilitando o ensino em diversos campos. Dessa maneira, enquanto a assistência se projeta como referência as práticas de ensino são direcionadas a espaços cada vez mais externos e por agentes cada vez mais assistenciais que empreitam o ensino de maneira legítima porém não regulada. A pesquisa é desenvolvida por agentes individualizados e por áreas e serviços cada vez mais territorializados na medida em que os fatores condicionantes estabelecem verticalização e especialização acentuando fronteiras. Dentre as conclusões destaca-se a impossibilidade de simbiose entre ensino, pesquisa e assistência posto que constituem práticas sustentadas em princípios estruturais contraditórios e estruturas conflitantes.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present production consists in a structuratinist study on Hospital de Clínicas – UFPR. The inquiry problem is related to factors that offer conditions to teaching, inquiry and assistance practices during the period 1961-2008. The study objectives are: to identify practices to teaching, inquiry and assistance, structural principles, structures as relations among agents. This elements constitute the organization historicity. The Structuration Theory by Giddens implies in a main theoretical base of study focusing on topics as: agency and structure duality, practices, historicity, reflexive monitoring, spatio-temporal context, change process, and cognitive structures constituted by interactions on network. The methodology strategy is focused on Case Study using gathering and analysis of dates that points towards: open and partly open interviews with agents located on teaching, inquiry and assistance finalities hospital; non participant observation at seminaries, meetings, discourses; documental analysis of newspapers, sites, official letters and mainly proceedings of 800 meetings of principal collective agent which articulates policies to teaching, inquiry and assistance, the Administration Council of HC-UFPR. The analysis is divided on 13 themes articulated which build the historical trajectory relating analysis variables located on five moments that reveal organizational practices structuraction on HC-UFPR: the conditioning factors to teaching practices are related to school hospital definitions concentrated on MEC, passing on new conditionings as ministries accords that conceive university hospitals as teaching hospital by assistance, and by end as assistance hospital concentrated on reference assistance making impossible the teaching in various areas. In these terms, while the assistance amplifies as reference the teaching practices are suffering a loss concerned to internal spaces and produced by external assistance agents that works on teaching which is considerate legitimated but not regulated. The inquiry is developed by individual agents as by areas and services more and more limited by conditioning factors as specialization. From conclusions it points out the impossibilities to symbiosis among teaching, inquiry and assistance due to contradictions and conflicts on structural principles to that practices.-
Formato: dc.format359 f. : il. ; 30 cm.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento institucional-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectHospitais universitarios-
Palavras-chave: dc.subject658.4-
Título: dc.titlePráticas organizacionais de ensino, pesquisa e assistência no Hospital de Clínicas da UFPR : uma análise estruturacionaista no período 1961-2008-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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