Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kuenzer, Acácia Zeneida | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Feiges, Maria Madselva Ferreira, 1943- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:12:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:12:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2003 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/25462 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/25462 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Acácia Zeneida Kuenzer | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 26/08/2003 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta dissertação aborda os limites e as possibilidades de participação dos funcionários das escolas estaduais na construção coletiva do Projeto Político- Pedagógico enquanto identidade da escola pública. O estudo explicita uma concepção de Projeto Político-Pedagógigo fundamentado na pedagogia progressista. O objeto de estudo foi construído a partir da análise de dados empíricos levantados em cursos de formação continuada para funcionários de escola, na modalidade de extensão universitária promovidos pelo Setor de Educação da UFPR em conjunto com a APP-Sindicato. A (im)possibilidade de participação do funcionário adquiriu relevância como objeto de estudo mediante o con ronto entre os fundamentos teórico-metodológicos do eixo da gestão democrática e da precarização das condições de trabalho decorrente dos impactos da reestruturação capitalista como pressuposto do governo neoliberal. O estudo revela a vontade política do funcionário fortalecida pela unificação sindical, porém fragilizada pelas condições precárias de trabalho que ameaçam qualquer possibilidade de construção da unidade possível por local de trabalho. Concluiu-se pela necessidade de organização político-sindical para formular ma política de carreira para os funcionários e no âmbito desta uma qualificação profissional que assegure a participação efetiva do funcionário enquanto exercício da dimensão educativa de seu trabalho. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This dissertation addresses the limities and possibilities of the participation of the state’s public school workers in the collective construction of the Political- Pedagogical Project as public school identity. The study makes explicit a conception of the Political-Pedagogical Project based on progressive pedagogy. The object of study was constructed from the analysis of empirical data collected on continuing education courses for employees of school, in the form of university extension programs promoted by the Education Department of UFPR together with APP – Union. The (im)possibility for the workers’ participation gained importance as an object of study by the confrontation between the theoretical and methodological axis of democratic management and the precariousness of working conditions resulting from the impacts of capitalist restructuration. The study revealed the political will of the public worker strengthened by the union, but weakened by poor working conditions that threaten any possibility of building a possible unity in the workplace. It has been concluded by the need to formulate a policy of career for employees as part of a professional qualification to ensure the effective participation while an exercise of the educational dimension of their work. | - |
Formato: dc.format | 122 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão democrática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | A dimensão educativa do trabalho dos funcionários da educação na perspectiva do projeto político-pedagógico da escola pública : limites e possibilidades | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: