Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Direne, Alexandre Ibrahim | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Exatas. Programa de Pós-Graduaçao em Informática | - |
Autor(es): dc.creator | Pimentel, Andrey Ricardo, 1965- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:23:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:23:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-03-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-03-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-03-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/25442 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/25442 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta um conjunto de medidas para descrever cognitivamente a base de imagens radiológicas do sistema RUI [Dir93], visando possibilitar uma escolha adequada da próxima imagem a ser trabalhada com o aprendiz. Isto visa minimizar o tempo de aprendizado e possibilitar a utilização de diversas estratégias pedagógicas. Faz-se uma revisão sobre o ensino de conceitos, particularmente sobre o ensino de conceitos visuais, tanto da maneira convencional como através de sistemas computacionais, passando por ambientes de autoria. Apresenta-se um estudo de caso realizado para exemplificar a utilização das medidas cognitivas no ensino de diagnóstico em tomografias computadorizadas de tumores cerebrais. Descreve-se uma ferramenta para a utilização das medidas cognitivas, chamada Sequence, integrada ao sistema RUI. Faz-se, também algumas considerações e avaliações sobre a utilização de medidas cognitivas por sistema tutor inteligente (ITS) e a aplicabilidade de tais medidas ao ensino de uma classe significativamente diferente de domínios. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciencia cognitiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas tutoriais inteligentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino auxiliado por computador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodos acelerados do ensino | - |
Título: dc.title | Medidas cognitivas para o ensino de conceitos visuais com sistemas tutores inteligentes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: