Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Direne, Alexandre Ibrahim | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática | - |
Autor(es): dc.creator | Pimentel, Andrey Ricardo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:43:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:43:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 1997 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/25442 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/25442 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Alexandre Ibrahim Direne | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho apresenta um conjunto de medidas para descrever cognitivamente a base de imagens radiológicas do sistema RUI [Dir93], visando possibilitar uma escolha adequada da próxima imagem a ser trabalhada com o aprendiz. Isto visa minimizar o tempo de aprendizado e possibilitar a utilização de diversas estratégias pedagógicas. Faz-se uma revisão sobre o ensino de conceitos, particularmente sobre o ensino de conceitos visuais, tanto da maneira convencional como através de sistemas computacionais, passando por ambientes de autoria. Apresenta-se um estudo de caso realizado para exemplificar a utilização das medidas cognitivas no ensino de diagnóstico em tomografias computadorizadas de tumores cerebrais. Descreve-se uma ferramenta para a utilização das medidas cognitivas, chamada Sequence, integrada ao sistema RUI. Faz-se, também algumas considerações e avaliações sobre a utilização de medidas cognitivas por sistema tutor inteligente (ITS) e a aplicabilidade de tais medidas ao ensino de uma classe significativamente diferente de domínios. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This work presents a set of measures for describing cognitively the radiological image database of the RUI system [Dir93] to allow an adequate choice of the next image to be presented to the learner. The goal is to minimize the learning time and to permit the implementation of a wider variety of pedagogic strategies. The literature on concept teaching is reviewed, particularly on visual concept tutoring, concerning both the traditional and computer-based lines. Authoring environments are also surveyed. A case study to exemplify the teaching of brain tumor diagnosis through CT-scans is presented. An implemented software tool, called Sequence, that supports the authoring process using cognitive measures is described, focusing on its integration to the RUI environment. Discussions about the use of cognitive measures in ITS for a range of visual domains is raised, as well as the applicability of such measures in a significantly different class of domains. | - |
Formato: dc.format | 109f. : il. ; 30cm. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências cognitivas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas tutoriais inteligentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino auxiliado por computador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodos acelerados do ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da Computação | - |
Título: dc.title | Medidas cognitivas para o ensino de conceitos visuais com sistemas tutores inteligentes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: