Utilização de fibra natural de pinus (serragem) como reforço em componentes automotivos compostos de olipropileno

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFlores-Sahagun, Thais Helena Sydenstricker-
Autor(es): dc.contributorSatyanarayana, Kestur Gundappa-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduaçao em Engenharia Mecânica-
Autor(es): dc.creatorTrombetta, Ernani-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:25:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:25:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-03-25-
Data de envio: dc.date.issued2011-03-25-
Data de envio: dc.date.issued2011-03-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/25358-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/25358-
Descrição: dc.descriptionResumo: Desde os últimos anos vem se observando a utilização de recursos renováveis, produtos que possam ser recicláveis e a busca pela redução do peso dos componentes na indústria automobilística. As fibras naturais desempenham um papel importante nesta estratégia e o Brasil está cada vez mais aplicando as tecnologias que empregam polímeros reforçados por fibras vegetais. A decisão de qual tipo de fibra a ser utilizada depende das propriedades do reforço e também da sua disponibilidade nas várias regiões do país. Neste contexto, busca-se no Paraná a aplicação de fibras de madeira (serragem) como reforços em produtos de matriz de polipropileno (PP). Estes compósitos devem ser compatibilizados para melhorar a adesão fibra/matriz (serragem/PP) e é comum o uso de polipropileno maleatado (PPMA), material não produzido no Brasil. Neste trabalho estão sendo avaliadas as propriedades de PPMA produzido via extrusão reativa com diferentes teores de peróxido de benzoíla e peróxido de dicumila na presença de anidrido maleico. Os compósitos, preparados foram caracterizados através de ensaios mecânicos, térmicos e por microscopia eletrônica de varredura. Primeiramente, fabricou-se através de extrusão reativa amostras de PPMA com o uso de diferentes tipos de peróxido orgânico (0,5 ou 1%p/p) e anidrido maleico (0,5 ou 1% p/p). Estas amostras processadas uma ou duas vezes foram analisadas através de espectroscopia na região do infra-vermelho com tranformada de Fourier (FTIR), índice de Fluidez (IF), Calorimetria Diferencial de Varredura (DSC) e Análise termogravimétrica (TGA). Em seguida a serragem foi revestida com um compatibilizante preparado ou com um PPMA comercial e a mínima quantidade de PP que permitisse a extrusão. Esta fibra revestida foi usada na preparação de compósitos contendo na sua formulação final 20%p/p de serragem e 10%p/p, 5% p/p e 2,7% p/p das distintas amostras de PPMA. Posteriormente foram feitas análise das propriedades mecânicas (tração, flexão, impacto) de corpos de prova dos compósitos injetados. O melhor compósito oi selecionado para substituir um PP reforçado com talco utilizado atualmente em um componente automotivo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectFibras-
Título: dc.titleUtilização de fibra natural de pinus (serragem) como reforço em componentes automotivos compostos de olipropileno-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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