
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Direne, Alexandre Ibrahim | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática | - |
| Autor(es): dc.creator | Sousa, Rafael de Andrade | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:11:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:11:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/25342 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/25342 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Alexandre Ibrahim | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa: Curitiba, 30/08/2010 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho aborda a utilização de Múltiplas Representações Externas como invólucros de instruções complexas durante o processo de construção de figuras geométricas conhecidas como fractais. Dada a dificuldade intrínseca à construção de tais figuras bem como a carga cognitiva necessária para realizar a tarefa referida apresenta-se aqui, como objeto de prova empírica, um Ambiente Exploratório que permitirá a um aprendiz elaborar os seus próprios fractais. Baseado nas ideias do Construcionismo, o aprendiz envolve-se na utilização deste micromundo produzindo e explorando o conhecimento potencialmente fornecido no processo de observação de fractais. Pretende-se demonstrar que tal aprendiz pode ser capaz de construir Fractais se o mesmo utilizar Múltiplas Representações Externas que pertençam a um domínio simplificado de informações já conhecidas por ele. Uma vez selecionadas as Representações Externas adequadas, encapsula-se uma Gramática de Derivação Paralela denominada L-Systems a qual é o conjunto de instruções complexas utilizadas neste contexto para construção dos fractais. Associada à gramática de derivação paralela referida também estão os princípios de construção de formas geométricas da Linguagem LOGO. Não é esperado que o aprendiz tenha conhecimento acerca do funcionamento dos L-Systems, tampouco da linguagem LOGO. Finalmente as Múltiplas Representações Externas servirão como uma camada de abstração e são traduzidas pela ferramenta em animações que geram as figuras fractais complementando o conhecimento do aprendiz acerca de tais formas geométricas. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This work deals with the use of Multiple External Representations as a wrappers of complex instructions during the building process of geometric shapes known as Fractals. Given the difficulties intrinsic to the construction of such shapes, as well as the cognitive load needed to perform this task it is presented, as object of empiric proof, an Exploratory Environment that allows an apprentice elaborate his own fractals. Based on Constructionism ideas, the apprentice gets involved to the use of this Msicroworld producing and exploring the potentially given knowledge of fractal observation. Is intended to demonstrate that such apprentice be able to build Fractals if he use Multiple External Representations that belong to a well known simplified domain. Once selected proper External Representations, it is encapsulated a Parallel Derivation Grammar called L-Systems which is the complex set of instructions used in this context for fractal construction. Either associated to the referred parallel derivation grammar are the elements of geometric shape construction of LOGO language. It is expected of the apprentice that he does not have expertise on L-Systems neither on LOGO language. Finally, Multiple External Representation will serve as an abstraction layer that the tool will translate as animations which generate the fractal shapes and complementing the apprentice’s knowledge about such geometric forms. | - |
| Formato: dc.format | 54f. : il. algumas color. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Multimidia interativa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sistemas de computação interativos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino auxiliado por computador | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência da computação | - |
| Título: dc.title | Utilização de múltiplas representações externas para construção de fractais em ambientes exploratórios de aprendizagem | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: