Utilização de múltiplas representações externas para construção de fractais em ambientes exploratórios de aprendizagem

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDirene, Alexandre Ibrahim-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Exatas. Programa de Pós-Graduaçao em Informática-
Autor(es): dc.creatorSousa, Rafael de Andrade-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:17:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:17:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-10-10-
Data de envio: dc.date.issued2012-10-10-
Data de envio: dc.date.issued2012-10-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/25342-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/25342-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho aborda a utilização de Múltiplas Representações Externas como invólucros de instruções complexas durante o processo de construção de figuras geométricas conhecidas como fractais. Dada a dificuldade intrínseca à construção de tais figuras bem como a carga cognitiva necessária para realizar a tarefa referida apresenta-se aqui, como objeto de prova empírica, um Ambiente Exploratório que permitirá a um aprendiz elaborar os seus próprios fractais. Baseado nas ideias do Construcionismo, o aprendiz envolve-se na utilização deste micromundo produzindo e explorando o conhecimento potencialmente fornecido no processo de observação de fractais. Pretende-se demonstrar que tal aprendiz pode ser capaz de construir Fractais se o mesmo utilizar Múltiplas Representações Externas que pertençam a um domínio simplificado de informações já conhecidas por ele. Uma vez selecionadas as Representações Externas adequadas, encapsula-se uma Gramática de Derivação Paralela denominada L-Systems a qual é o conjunto de instruções complexas utilizadas neste contexto para construção dos fractais. Associada à gramática de derivação paralela referida também estão os princípios de construção de formas geométricas da Linguagem LOGO. Não é esperado que o aprendiz tenha conhecimento acerca do funcionamento dos L-Systems, tampouco da linguagem LOGO. Finalmente as Múltiplas Representações Externas servirão como uma camada de abstração e são traduzidas pela ferramenta em animações que geram as figuras fractais complementando o conhecimento do aprendiz acerca de tais formas geométricas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectMultimidia interativa-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas de computação interativos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino auxiliado por computador-
Título: dc.titleUtilização de múltiplas representações externas para construção de fractais em ambientes exploratórios de aprendizagem-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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