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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Direne, Alexandre Ibrahim | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Exatas. Programa de Pós-Graduaçao em Informática | - |
Autor(es): dc.creator | Sousa, Rafael de Andrade | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:17:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:17:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-10-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-10-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-10-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/25342 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/25342 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho aborda a utilização de Múltiplas Representações Externas como invólucros de instruções complexas durante o processo de construção de figuras geométricas conhecidas como fractais. Dada a dificuldade intrínseca à construção de tais figuras bem como a carga cognitiva necessária para realizar a tarefa referida apresenta-se aqui, como objeto de prova empírica, um Ambiente Exploratório que permitirá a um aprendiz elaborar os seus próprios fractais. Baseado nas ideias do Construcionismo, o aprendiz envolve-se na utilização deste micromundo produzindo e explorando o conhecimento potencialmente fornecido no processo de observação de fractais. Pretende-se demonstrar que tal aprendiz pode ser capaz de construir Fractais se o mesmo utilizar Múltiplas Representações Externas que pertençam a um domínio simplificado de informações já conhecidas por ele. Uma vez selecionadas as Representações Externas adequadas, encapsula-se uma Gramática de Derivação Paralela denominada L-Systems a qual é o conjunto de instruções complexas utilizadas neste contexto para construção dos fractais. Associada à gramática de derivação paralela referida também estão os princípios de construção de formas geométricas da Linguagem LOGO. Não é esperado que o aprendiz tenha conhecimento acerca do funcionamento dos L-Systems, tampouco da linguagem LOGO. Finalmente as Múltiplas Representações Externas servirão como uma camada de abstração e são traduzidas pela ferramenta em animações que geram as figuras fractais complementando o conhecimento do aprendiz acerca de tais formas geométricas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multimidia interativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas de computação interativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino auxiliado por computador | - |
Título: dc.title | Utilização de múltiplas representações externas para construção de fractais em ambientes exploratórios de aprendizagem | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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