Estratégias competitivas da indústria moveleira

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Autor(es): dc.contributorEmerenciano, Dartagnan Baggio, 1951--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Agrárias. Programa de Pós-Graduaçao em Engenharia Florestal-
Autor(es): dc.creatorCoelho, Marcio Henrique-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:33:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:33:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-05-29-
Data de envio: dc.date.issued2013-05-29-
Data de envio: dc.date.issued2013-05-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/25317-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/25317-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho discute-se a relação entre as estratégias competitivas (EC) adotadas por algumas empresas do Pólo Moveleio de São Bento do Sul e o desempenho das exportações de móveis do Estado de Santa Catarina. O modelo das EC tem como base as formulações teóricas de Michael E. Porter. Apresenta-se a caracterização da indústria moveleira no mundo, no Brasil e no Estado, tendo como referência o período 1990 à 2001. Estimou-se uma função de exportação com objetivo de avaliar o impacto das variáveis conjunturais renda externa (proxy da renda interna da Alemanha, Argentina, França e Estados Unidos - principais parceiros comerciais), renda interna (o produto interno bruto brasileiro), taxa de juros (definida pelo Banco Central do Brasil) e taxa de câmbio (definida / monitorada pelo Banco Central do Brasil), nas exportações de móveis do Pólo Moveleiro de São Bento do Sul. O resultado da análise econométrica apontou que as variáveis conjunturais explicam parcialmente o resultado das exportações de móveis. Com relação as EC utilizadas pelas empresas, observou-se que: a liderança do custo total, é visualizada na utilização de plantas otimizadas e no elevado volume de produção com alta tecnologia, a diferenciação do produto, acontece com o uso de novas tecnologias no processo produtivo e com uma rede de encomendas personalizadas, e o enfoque, é observado no processo de especialização da linha de produção e na definição geográfica do comprador.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectIndústria de móveis - Concorrencia - Santa Catarina-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria de móveis - Santa Catarina-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Título: dc.titleEstratégias competitivas da indústria moveleira-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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