Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pellico Netto, Sylvio, 1941- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Agrárias. Programa de Pós-Graduaçao em Engenharia Florestal | - |
Autor(es): dc.creator | Mendes, Irauadi Machado da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:54:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:54:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-06-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-06-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-06-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/25308 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/25308 | - |
Descrição: dc.description | A densidade da regeneração natural em 10 ha de uma floresta tropical é analisada pelo método de amostragem de Strand com variação em altura, em comparação com as amostragens de Área Fixa e de uma nova abordagem para o método de amostragem dos Quadrantes. O estudo foi realizado no Centro de Pesquisa Agroflorestal da Embrapa em Rio Branco-Acre. Todos os indivíduos arbóreos e arbustivos acima de 1,30 metro de altura até 10 cm de DAP foram mensurados nas respectivas amostragens. Estirmou-se a densidade, freqüência e composição florística das amostragens. Com base nos resultados conclui-se que: O método de amostragem de Área Fixa apresentou menores densidades com 8.362 árv./ha, do que o método de Strand com 9.570 árv./ha e dos Quadrantes com 10.959 árv./ha. O número de unidades de Strand se equivale a 1,95 unidades de Área Fixa e o dos Quadrantes com 21,5 unidades de Área Fixa. O método dos Quadrantes apresentou menor tempo por unidade amostrai, com 2,87 minutos, seguido pelo de Strand com 27,05 minutos e o de Área Fixa com 46,9 minutos. O método de Strand se mostrou mais eficiente através da combinação tempo e erro padrão, quando comparado aos outros métodos estudados. O método de Strand detectou o maior número de espécies (265), seguido pelo de Área Fixa com 261 e, por fim, a dos Quadrantes com 235 . Nos métodos de Área Fixa e de Strand a distribuição das freqüências das espécies em classes foi mais uniforme do que no método dos Quadrantes. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Florestas - Proteção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plantas - Proteção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Florestas - Reprodução | - |
Palavras-chave: dc.subject | Florestas - Reprodução - Amazônia (BR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Levantamentos ecológicos - Amostragem - Amazônia (BR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Título: dc.title | Aplicação do metodo de amostragem de Strand para estimativa da densidade na regeneração natural de especies arboreas e arbustivas tropicais na Amazonia Ocidental | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: