Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Wilhelm, Volmir Eugenio | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduaçao em Métodos Numéricos em Engenharia | - |
Autor(es): dc.creator | Seben, Luciana Bárbara | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T22:55:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T22:55:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-03-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-03-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-03-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/25296 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/25296 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O ensino básico do Brasil é frequentemente questionado quanto a sua qualidade e eficiência. Esta dissertação usa como ferramenta a metodologia DEA (Data Envelopment Analysis), métodos de regressão linear, regressão Tobit e correlação canônica. O objetivo é analisar o perfil e o desempenho das instituições educacionais pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de União da Vitória e verificar semelhanças existentes com o Núcleo Regional de Educação de Paranavaí. Alguns dados usados no trabalho provêm de questionários preenchidos pelos professores e pelos alunos matriculados em 2009 no Núcleo Regional de Educação de União da Vitória; outros dados provêm de registros da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR. A primeira análise (via regressão linear múltipla e correlação canônica) explorou o grau de relacionamento entre as variáveis que caracterizam as escolas; via DEA (Data Envelopment Analysis) determinou-se os índices de eficiência das escolas e, através da regressão Tobit, avaliou-se a influência entre algumas variáveis e o índice de eficiência. Também comparou-se índices (de eficiência e de correlação) apresentados pelas escolas do Núcleo Regional de Educação (NRE) de União da Vitória com os do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Paranavaí. A regressão linear múltipla indicou a mesma relação para os Núcleos Regionais de Educação (NRE) de União da Vitória e de Paranavaí, o conjunto de insumos explicou o índice de reprovação no ensino fundamental fase II e para o ensino médio o índice de aprovação. A regressão canônica indicou que a renda média familiar é altamente correlacionada com escolaridade dos pais para ambas as modalidades de ensino: fundamental fase II e médio, no NRE de União da Vitória. Enquanto que para o NRE de Paranavaí, o número de alunos por turma está correlacionado com o número de professores e pedagogos, no ensino fundamental fase II e, para o ensino médio, não houve correlacionamento significativo e semelhanças com o Núcleo Regional de Educação de União da Vitória. A eficiência média é superior no ensino fundamental fase II e inferior no ensino médio para o NRE de União da Vitória em relação ao de Paranavaí. A regressão Tobit verificou que as variáveis influenciam mais a eficiência no NRE de Paranavaí do que para o NRE de União da Vitória. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliaçao educacional - Métodos estatísticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Analise de regressão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Correlaçao canônica (Estatística) | - |
Título: dc.title | Avaliação de estabelecimentos públicos pertencentes aos Núcleos Regionais de Educação de União da Vitória e de Paranavaí - PR | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: