Winterreise

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorChueke, Zélia-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música-
Autor(es): dc.creatorReis, Luiz Néri Pfützenreuter Pacheco dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:16:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:16:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2011-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2011-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/25264-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/25264-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente pesquisa, embora tenha a obra Winterreise de Franz Schubert (1797–1828) como objeto de estudo, configura-se como uma ferramenta metodológica ao estudo da canção de uma forma geral. Ao longo dos anos, trabalhando como pianista correpetidor, percebi a escassez de material que tratasse de uma metodologia de estudo voltada a construção da interpretação a dois, mais especificamente da canção. Franz Schubert, um jovem romântico vienense transformou definitivamente o papel do piano, que deixa de desempenhar a função de mero acompanhamento para se tornar não só num interlocutor dramático do canto lírico, como também no espaço no qual a voz humana encontrará o seu enquadramento emocional, esboçando as atmosferas e os cenários percorridos pela personagem. A contextualização histórica e social mostra-se essencial para a compreensão do Lied, ressaltando a importância do diálogo entre performance e musicologia. Para a construção da performance a dois, serão apresentadas algumas ferramentas selecionadas a partir da minha experiência como pianista correpetidor, de grande utilidade aos intérpretes. Além das ferramentas musicais conhecidas, a pesquisa volta o olhar ao texto poético, extraindo-lhe elementos que normalmente são desconhecidas ou não recebem a devida atenção. Quanto à obra Winterreise, serão feitas algumas considerações sobre a preparação da performance, incluindo a análise de três canções que compõem o ciclo: Gute Nacht, Der Lindenbaum e Der Wegweiser. Estas análises foram baseadas na experiência pessoal do autor, cujos comentários serão ilustrados e enriquecidos pelos relatos de renomados intérpretes. A intenção inicial é a de partilhar com outros intérpretes e estudiosos no campo da performance musical, um material de suporte para o estudo em conjunto, visando a construção de uma interpretação.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Título: dc.titleWinterreise-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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