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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Chueke, Zélia | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música | - |
Autor(es): dc.creator | Reis, Luiz Néri Pfützenreuter Pacheco dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:16:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:16:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-03-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/25264 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/25264 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A presente pesquisa, embora tenha a obra Winterreise de Franz Schubert (1797–1828) como objeto de estudo, configura-se como uma ferramenta metodológica ao estudo da canção de uma forma geral. Ao longo dos anos, trabalhando como pianista correpetidor, percebi a escassez de material que tratasse de uma metodologia de estudo voltada a construção da interpretação a dois, mais especificamente da canção. Franz Schubert, um jovem romântico vienense transformou definitivamente o papel do piano, que deixa de desempenhar a função de mero acompanhamento para se tornar não só num interlocutor dramático do canto lírico, como também no espaço no qual a voz humana encontrará o seu enquadramento emocional, esboçando as atmosferas e os cenários percorridos pela personagem. A contextualização histórica e social mostra-se essencial para a compreensão do Lied, ressaltando a importância do diálogo entre performance e musicologia. Para a construção da performance a dois, serão apresentadas algumas ferramentas selecionadas a partir da minha experiência como pianista correpetidor, de grande utilidade aos intérpretes. Além das ferramentas musicais conhecidas, a pesquisa volta o olhar ao texto poético, extraindo-lhe elementos que normalmente são desconhecidas ou não recebem a devida atenção. Quanto à obra Winterreise, serão feitas algumas considerações sobre a preparação da performance, incluindo a análise de três canções que compõem o ciclo: Gute Nacht, Der Lindenbaum e Der Wegweiser. Estas análises foram baseadas na experiência pessoal do autor, cujos comentários serão ilustrados e enriquecidos pelos relatos de renomados intérpretes. A intenção inicial é a de partilhar com outros intérpretes e estudiosos no campo da performance musical, um material de suporte para o estudo em conjunto, visando a construção de uma interpretação. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Título: dc.title | Winterreise | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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