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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Espejo, Marcia Maria dos Santos Bortolocci | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em Contabilidade | - |
Autor(es): dc.creator | Comunelo, André Luiz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:33:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:33:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-03-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/25255 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/25255 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Os estudos sobre a formação de professores e pesquisadores em Contabilidade importam no processo de desenvolvimento do ensino desse curso, pois, com o aumento da demanda desses profissionais e da oferta de cursos de graduação na área, o docente e o pesquisador devem estar preparados para enfrentar novos desafios. Nesse sentido, o presente estudo foi desenvolvido com a finalidade de verificar qual a contribuição dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Contabilidade (PPGs) em nível de mestrado, quanto à formação de professores e pesquisadores. A pesquisa foi desenvolvida de maneira qualitativa e quantitativa, utilizando-se de dados secundários e, ainda, da análise de conteúdo. Foram contemplados 06 PPGs, e 115 mestres em Contabilidade, que concluíram o curso no ano de 2004. A análise do processo de formação pedagógica apontou que todos os programas possuem a disciplina de Metodologia do Ensino Superior, alguns de forma obrigatória e outros, optativa. Os resultados apontam, ainda, que 92,17% dos mestres considerados atuam na docência, enquanto apenas 60% realizaram pesquisas. Essa discrepância de percentuais deve levar os PPGs a empreenderem esforços no sentido de envolver os postulantes ao ingresso no mestrado com as responsabilidades advindas da obtenção de um título tão pouco comum neste país. Pois, se a finalidade dos cursos dos PPGs Stricto Sensu em Contabilidade, em nível de mestrado, é de formação e aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores, torna-se imperioso que os discentes se dediquem não somente à docência, mas também à pesquisa. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Título: dc.title | Programas de pós-graduação stricto sensu em contabilidade | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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