
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Espejo, Marcia Maria dos Santos Bortolocci | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em Contabilidade | - |
| Autor(es): dc.creator | Comunelo, André Luiz | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:30:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:30:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-03-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-03-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-03-10 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/25255 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/25255 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Os estudos sobre a formação de professores e pesquisadores em Contabilidade importam no processo de desenvolvimento do ensino desse curso, pois, com o aumento da demanda desses profissionais e da oferta de cursos de graduação na área, o docente e o pesquisador devem estar preparados para enfrentar novos desafios. Nesse sentido, o presente estudo foi desenvolvido com a finalidade de verificar qual a contribuição dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Contabilidade (PPGs) em nível de mestrado, quanto à formação de professores e pesquisadores. A pesquisa foi desenvolvida de maneira qualitativa e quantitativa, utilizando-se de dados secundários e, ainda, da análise de conteúdo. Foram contemplados 06 PPGs, e 115 mestres em Contabilidade, que concluíram o curso no ano de 2004. A análise do processo de formação pedagógica apontou que todos os programas possuem a disciplina de Metodologia do Ensino Superior, alguns de forma obrigatória e outros, optativa. Os resultados apontam, ainda, que 92,17% dos mestres considerados atuam na docência, enquanto apenas 60% realizaram pesquisas. Essa discrepância de percentuais deve levar os PPGs a empreenderem esforços no sentido de envolver os postulantes ao ingresso no mestrado com as responsabilidades advindas da obtenção de um título tão pouco comum neste país. Pois, se a finalidade dos cursos dos PPGs Stricto Sensu em Contabilidade, em nível de mestrado, é de formação e aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores, torna-se imperioso que os discentes se dediquem não somente à docência, mas também à pesquisa. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
| Título: dc.title | Programas de pós-graduação stricto sensu em contabilidade | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: