Análise econômica da produção e comercialização de dormentes ferroviários no Estado do Paraná (1981-6)

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Autor(es): dc.contributorBerger, Ricardo-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Agrárias. Programa de Pós-Graduaçao em Engenharia Florestal-
Autor(es): dc.creatorSilva, Zenobio Abel Gouvêa Perelli da Gama e-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:08:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:08:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-06-27-
Data de envio: dc.date.issued2013-06-27-
Data de envio: dc.date.issued2013-06-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/25235-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/25235-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho identifica e analisa as principais características econômicas da produção e comercialização de dormentes no Estado do Paraná, mais especificamente na área sob a jurisdição da Superintendência Regional de Curitiba da Rede Ferroviária Federal S.A., SR-5, com seus 3.911,44 Km de malha viária, no período 1981-6. 0 dormente de madeira e o produto, ainda, com grande utilização nesta regional, tendo-se empregado, em caráter experimental, alguns quilômetros com peças de concreto. Quanto a formatação as peças de madeira apresentam-se com a configuração prismática, porém, para o futuro ë provável a aplicação de produtos roliços ou de duas faces. 0 suprimento de dormentes para esta regional apresentou, no período 1981-6, deficiências qualitativas e quantitativas devido à crescente escassez de florestas naturais no Estado do Paraná, assim como as peças produzidas são oriundas de espécies com poucas aptidões para esse processo produtivo, proporcionando um elevado índice de substituição destes produtos nas vias. As regiões de Guarapuava (PR) e União da Vitória (PR) apresentaram grande participação no suprimento de dormente para esta regional, onde se utilizam para o desdobro o sistema semimecanizado com moto-serra. Sob o aspecto da comercialização, tem-se para este mercado as características de um oligopólio na produção e um monopsónio no consumo. A produção e consumo apresentaram-se altamente concentrados, onde 2 entre 10 fornecedores, em 1986, representaram 82,1% da produção e a SR-5 alcançou 98% do consumo dessas peças. Os preços dos dormentes sofreram, no período analisado, uma perda real em seus valores, o que proporcionou aos produtores baixos índices de lucratividade. Em função dos dormentes de madeira apresentar maior economicidade de uso, tem-se como perspectiva futura para a SR-5, no curto-prazo, que o suprimento seja realizado por áreas onde existe abundância em florestas nativas, tais como o norte do Brasil, o Paraguai ou Argentina. Com relação ao longo-prazo, é viável a SR-5 tornar-se auto-suficiente mediante a implantação de povoamentos de eucalipto, os quais apresentam potenciais de rentabilidade ao redor de 7,15% ao ano.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectDormentes de ferrovias - Aspectos economicos - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectDormentes de ferrovias - Comercialização - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectAcervo transferido da AG para CF 2001-
Título: dc.titleAnálise econômica da produção e comercialização de dormentes ferroviários no Estado do Paraná (1981-6)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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