Um sistema de programação do transporte principal de multiprodutos florestais visando a minimização de custos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCarnieri, Celso-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Agrárias. Programa de Pós-Graduaçao em Engenharia Florestal-
Autor(es): dc.creatorArce, Julio Eduardo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:02:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:02:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2013-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2013-06-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/25135-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/25135-
Descrição: dc.descriptionNo presente trabalho foi desenvolvido um Sistema de Programação de Transporte (SPT) principal de multiprodutos florestais cujo objetivo principal foi a minimização dos custos de transporte pagos atualmente pelas empresas florestais. As entidades do SPT são os pontos de produção, os clientes e os caminhões. As localizações dos pontos de produção se caracterizam por serem mutáveis no tempo; as frentes de corte vão se deslocando para outros lugares dentro do mesmo projeto ou talhão, ocasionando variações nas distâncias a serem percorridas com os produtos florestais que nelas são produzidos. A maneira encontrada para simplificar estas mudanças nas distâncias foi a utilização de quadrantes determinados algum critério. O quadrante pode ser definido como urna área perfeitamente localizada nos mapas e no terreno, homogênea no que se refere às condições de acesso, tráfego, caminhos, etc., de tal maneira que possa ser assumido que todos os pontos contidos no interior dele estão localizados à mesma distância (ou tempo de viagem) de qualquer um dos demais quadrantes. Desta maneira não precisa ser atualizada toda a matriz de distâncias e custos a cada vez que um ponto de produção se translada fisicamente no terreno, O SPT compõe-se de dois módulos, correspondendo a cada um deles uma rotina ou algoritmo específico. O primeiro módulo tem por finalidade a minimização global da soma dos custos de transporte principal correspondentes às viagens carregadas com madeira de todos os caminhões da frota terceirizada. Para a minimização é utilizada a técnica da Pesquisa Operacional conhecida como Método de Transporte, que é um caso especial do Método Simplex, e cuja solução constitui o Algoritmo do Modelo de Transporte (AMT). Este AMT, após executado separadamente para cada um dos produtos florestais, indica as quantidades ótimas de cada tipo de produto florestal que devem ser transportadas desde cada ponto de produção até cada cliente de maneira a minimizar a soma dos custos totais de transporte principal, O segundo módulo tem por finalidade a programação no tempo de todas as viagens de cada um dos caminhões da frota terceirizada. O Algoritmo de Designação dos Caminhões (ADC) utiliza a Programação Dinâmica e é executado separadamente para cada um dos caminhões da frota. Cada viagem de um caminhão constitui um estágio; os clientes passíveis de serem atendidos pelo caminhão em cada viagem constituem os estados; e as viagens propriamente ditas representam as decisões. O ADC utiliza corno critério de otimização a minimização da soma dos tempos das viagens vazias e de espera em filas nos pontos de produção e/ou nos clientes. Devido ao fato de que o ADC é executado sucessivamente para um caminhão atrás do outro, a ordem em que os caminhões são designados é fundamental para os resultados globais do ADC. Para este ordenamento são previstas várias opções, sendo esta a única fase do SPT em que são empregadas regras heurísticas: 1) ordenar aleatoriamente; 2) ordenar pelos proprietários dos caminhões de maneira a não beneficiar nenhum deles com respeito aos outros, observando uma proporcionalidade com o número de caminhões que cada proprietário possui; 3) ordenar arbitrariamente os caminhões em função dos antecedentes de responsabilidade, pontualidade, e outros critérios que somente os planejadores do transporte principal das empresas florestais conhecem. Os benefícios do SPT para as empresas florestais podem ser divididos em dois grupos: 1) o AMT minimiza globalmente a soma dos custos totais pagos pelo transporte; e 2) o ADC, ao reduzir a ociosidade de cada um dos caminhões da frota, aumenta sua rentabilidade e constitui-se em uma importante ferramenta para urna renegociação dos preços pagos pelo transporte florestal, que oscilam, atualmente, entre R$ 3,14 e 8,42 /t-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectMadeira - Transporte-
Palavras-chave: dc.subjectMadeira - Transporte - Aspectos economicos-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Título: dc.titleUm sistema de programação do transporte principal de multiprodutos florestais visando a minimização de custos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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