
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Vergilio, Silvia Regina, 1966- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática | - |
| Autor(es): dc.creator | Toaldo, Juliano Rogerio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:28:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:28:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2003 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/25116 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/25116 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Silvia Regina Vergilio | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Diversos critérios e ferramentas de teste têm sido propostos ultimamente com o objetivo de auxiliar a seleção e a avaliação de um conjunto de dados de teste. Dentre esses critérios, destacam-se os critérios baseados em análise de mutantes, que têm se mostrado um dos mais eficazes em revelar defeitos. Entretanto, esses trabalhos tratam do teste de programas escritos em linguagens procédurals e/ou orientadas a objeto. São poucos os trabalhos da literatura que abordam o teste de programas lógicos, tais como os escritos em Prolog, e a maioria deles não tem como objetivo a quantificação da atividade de teste e o estabelecimento de medidas de cobertura. Este trabalho trata da aplicação do critério Análise de Mutantes no teste de programas Prolog. Um conjunto de operadores de mutação para essa linguagem é proposto. O conjunto está baseado nas principais características do Prolog e em erros comuns que os programadores podem cometer nesse paradigma. Uma ferramenta de teste chamada MutProlog é descrita e resultados de experimentos com essa ferramenta mostram a aplicabilidade dos operadores propostos e permitem a comparação com a abordagem estrutural. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: Several testing criteria and tools have been proposed lately, with the goal of selecting and evaluating test data sets. The mutation analysis is one of the most important and efficacious testing criterion. However, most of the literature works focus procedural and object-oriented programs and little has been said about logic programming, such as Prolog. Some works address the test of Prolog programs, however does not introduce a testing criterion and do not offer coverage testing metrics. This work investigates the aplication of the mutation analysis criterion for testing Prolog programs. A set of mutation operators for this language is proposed, based on the common mistakes maden by the programmers using this paradigm. A tool, named MutProlog, is described and, results from an experiment, using this tool, show the applicability of the proposed operators and allow comparison with structural criteria. | - |
| Formato: dc.format | Viii, 62p. : il. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Programas de computador - Testes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prolog (Linguagem de programação de computador) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência da Computação | - |
| Título: dc.title | Utilizando análise de mutantes no teste de programas prolog | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: