Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Direne, Alexandre Ibrahim | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática | - |
Autor(es): dc.creator | Schäfer, Herbert | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:46:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:46:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2000 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/25112 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/25112 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Alexandre Ibrahim Direne | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho apresenta conceitos e ferramentas para gerar sistemas tutores inteligentes (ITS) desenvolvidos especificamente para o ensino de conceitos visuais para o Jogo de Xadrez. Faz-se uma revisão literária sobre o ensino de conceitos visuais através de sistemas computacionais, atingindo o escopo de ambientes de autoria. Nesta revisão, constata-se a inexistência de tutores automáticos que levem em consideração o forte processamento visual primário exigido na formação de perícia para o Jogo de Xadrez. Este texto apresenta um shell de ITS para o ensino destes conceitos visuais e discute a aplicabilidade limitada de idéias básicas de algoritmos de busca heurística da IA Clássica. O protótipo de ITS deste trabalho, denominado SAEX, combina ferramentas de autoria com ITS, oferecendo um arcabouço integrado, apropriado para o desenvolvimento dos referidos sistemas de ensino. Ao final, são indicadas possibilidades reais de utilização deste ITS e de trabalhos futuros. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This work presents concepts and software tools for generating intelligent tutoring systems (ITS) specifically developed for the teaching of visual concepts aimed at Chess learners. A literature review is presented on computer based teaching of visual concepts as well as on authoring systems and tutoring shells. It is shown that existing systems for teaching Chess do not cover the issues of primary visual interpretation, an important capacity in acquiring expertise according to previous research work. The text presents an ITS shell for the teaching of visual concepts as an alternative to basic ideas of classical AI heuristic search methods. The prototype system SAEX, implemented as part of the work, combines authoring and intelligent systems techniques in an integrated framework to benefit learning. At the end, the text indicates real possibilities of use of this ITS and future research. | - |
Formato: dc.format | 71 f. : il. ; 30 cm. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Xadrez - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Xadrez - Coleções de partidas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligencia artificial - Aplicações educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas tutoriais inteligentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da Computação | - |
Título: dc.title | Conceitos e ferramentas para apoiar o ensino de xadrez através de computadores | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: