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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Ramirez Pozo, Aurora Trinidad | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Exatas. Programa de Pós-Graduaçao em Informática | - |
Autor(es): dc.creator | Guimaraes, Alaine Margarete | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:24:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:24:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-02-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-02-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-02-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/25091 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/25091 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Um dos grandes desafíos da inteligência artificial (IA) é a simulação do comportamento humano através da implementação de agentes deliberativos. Esses agentes se apresentam como entidades computacionais dotadas de certo grau de autonomia e que raciocinam em função da representação dos estados mentais. O Grupo de Pesquisas da UFPR (Universidade Federal do Paraná) voltado para a área de Agentes desenvolveu um Sistema de Matrícula Inteligente - SISMAT [MATOO], onde os agentes foram definidos de acordo com os estados mentais de crença, capacidade e compromisso. Observamos que alguns processos importantes, como o de planejamento, não foram implementados e que não existe um raciocínio claro sobre a interação do agente com seu meio. Foi então projetado um agente deliberativo que simule esses estados, incluindo o planejamento e tenha seu conhecimento representado de forma explícita, dividido em componentes específicos através dos quais possa haver controle sobre ele próprio, e sobre sua interação com o mundo e com outros agentes. O agente desenvolvido, denominado AGENTE-M, simula o comportamento de um matriculador humano realizando o processo de matrícula de aluno em uma universidade. Suas tarefas estão distribuídas em componentes específicos, através dos quais mantém um raciocínio e controle sobre seu próprio processo, sobre o agente usuário com o qual interage e sobre o mundo. O agente usuário representa o aluno que deseja se matricular, e o mundo corresponde à base de dados referente ao curso, disciplinas e histórico escolar. O projeto do AGENTE-M foi baseado na arquitetura BDI (Beliefs, Desires and Intentions) proposta pelo framework DESIRE (DEsign and Specification of Interactive REasoning components), e seu protótipo foi desenvolvido na linguagem de representação de conhecimento LOOM. Os resultados obtidos mostraram que a arquitetura BDI torna o agente mais poderoso em termos de raciocínio, que seu projeto em componentes específicos facilita sua compreensão e manutenção, e que a linguagem LOOM permitiu implementar o agente de acordo como foi projetado, com algumas restrições. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligencia artificial distribuida | - |
Título: dc.title | Agente-M | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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