Agente-M

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRamirez Pozo, Aurora Trinidad-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Exatas. Programa de Pós-Graduaçao em Informática-
Autor(es): dc.creatorGuimaraes, Alaine Margarete-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:24:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:24:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-02-08-
Data de envio: dc.date.issued2011-02-08-
Data de envio: dc.date.issued2011-02-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/25091-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/25091-
Descrição: dc.descriptionResumo: Um dos grandes desafíos da inteligência artificial (IA) é a simulação do comportamento humano através da implementação de agentes deliberativos. Esses agentes se apresentam como entidades computacionais dotadas de certo grau de autonomia e que raciocinam em função da representação dos estados mentais. O Grupo de Pesquisas da UFPR (Universidade Federal do Paraná) voltado para a área de Agentes desenvolveu um Sistema de Matrícula Inteligente - SISMAT [MATOO], onde os agentes foram definidos de acordo com os estados mentais de crença, capacidade e compromisso. Observamos que alguns processos importantes, como o de planejamento, não foram implementados e que não existe um raciocínio claro sobre a interação do agente com seu meio. Foi então projetado um agente deliberativo que simule esses estados, incluindo o planejamento e tenha seu conhecimento representado de forma explícita, dividido em componentes específicos através dos quais possa haver controle sobre ele próprio, e sobre sua interação com o mundo e com outros agentes. O agente desenvolvido, denominado AGENTE-M, simula o comportamento de um matriculador humano realizando o processo de matrícula de aluno em uma universidade. Suas tarefas estão distribuídas em componentes específicos, através dos quais mantém um raciocínio e controle sobre seu próprio processo, sobre o agente usuário com o qual interage e sobre o mundo. O agente usuário representa o aluno que deseja se matricular, e o mundo corresponde à base de dados referente ao curso, disciplinas e histórico escolar. O projeto do AGENTE-M foi baseado na arquitetura BDI (Beliefs, Desires and Intentions) proposta pelo framework DESIRE (DEsign and Specification of Interactive REasoning components), e seu protótipo foi desenvolvido na linguagem de representação de conhecimento LOOM. Os resultados obtidos mostraram que a arquitetura BDI torna o agente mais poderoso em termos de raciocínio, que seu projeto em componentes específicos facilita sua compreensão e manutenção, e que a linguagem LOOM permitiu implementar o agente de acordo como foi projetado, com algumas restrições.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectInteligencia artificial distribuida-
Título: dc.titleAgente-M-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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