Linguagem e ferramenta de autoria para a meta-modelagem de aprendizes de conceitos visuais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDirene, Alexandre Ibrahim-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Exatas. Programa de Pós-Graduaçao em Informática-
Autor(es): dc.creatorPietruchinski, Mônica Hoeldtke-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:49:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:49:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-02-04-
Data de envio: dc.date.issued2011-02-04-
Data de envio: dc.date.issued2011-02-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/25072-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/25072-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho apresenta os formalismos de uma linguagem de autoria para a meta-modelagem de estereótipos de aprendizes que utilizam um sistema tutor inteligente destinado ao ensino de conceitos visuais. Foi feita uma revisão crítica da literatura sobre a modelagem de aprendizes e usuários em geral, seguida da consideração de aspectos do ensino de conceitos visuais, chegando até os ambientes de autoria. O conjunto de soluções adotadas neste trabalho se caracterizou pela integração de conceitos cognitivos e pela implementação de uma ferramenta de software para apoiar o processo de autoria dos meta-modelos de aprendizes. A ferramenta de software, chamada FEMEA, oferece uma linguagem de autoria, a qual permite a definição de estereótipos de aprendizes baseados na idéia de capacidades isoladas de perícia, a serem desenvolvidas pelo aprendiz ao longo de seu treinamento. O trabalho também inclui metas futuras de pesquisa.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas tutoriais inteligentes-
Palavras-chave: dc.subjectCiencia cognitiva-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino auxiliado por computador-
Título: dc.titleLinguagem e ferramenta de autoria para a meta-modelagem de aprendizes de conceitos visuais-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.