Detecção e remediação de erros na generalização de conceitos matemáticos por meio de sistemas tutores inteligentes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDirene, Alexandre Ibrahim-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática-
Autor(es): dc.creatorRamos, Gabriel Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:32:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:32:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-30-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-30-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/25051-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/25051-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Alexandre Ibrahim Direne-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa: Curitiba, 30/08/2010-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Neste documento são apresentados os aspectos que justicam a necessidade de se aplicar diagnóstico automático ativo seguido de intervenção imediata durante a interação de um aprendiz com um Objeto de Aprendizagem (OA) para o ensino de conceitos matemáticos. Poucos trabalhos foram encontrados na literatura cientíca sobre OA que permitam a classicação de erros de generalização de conceitos, com a nalidade de enriquecer e precisar o diagnóstico. Conceitos referentes à criação de ferramentas com essas características são estabelecidos, bem como uma arquitetura baseada neles é desenvolvida. Um protótipo baseado em tal arquitetura é construído e aplicado em domínios que envolvem conceitos analíticos, como Progressões Geométricas em Fractais e Funções de Primeiro Grau. Por m, são apresentadas as perspectivas de pesquisa futura.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: In this document we present the aspects that justify the need of applying automatic active diagnostic followed by immediate intervention, during the interaction between an apprentice and a Learning Object (LO) focused on the teaching of Math concepts. A few works have been found in the scientic literature about LO that allow the classication of concept generalization bugs, with the objective of improving and precise the diagnostic. Concepts concerning the creation of tools with such characteristics are established, as well as an architecture is developed, based on them. A prototype based on such architecture is built and applied in domains that involve analytic concepts, like Geometric Progressions in Fractals and First Degree Functions. Finally, the perspectives of future research are presented.-
Formato: dc.format84f. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectAlgorítmos de computador-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas tutoriais inteligentes-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino auxiliado por computador-
Palavras-chave: dc.subjectAnalise de erros (Matematica)-
Palavras-chave: dc.subjectCiência da computação-
Título: dc.titleDetecção e remediação de erros na generalização de conceitos matemáticos por meio de sistemas tutores inteligentes-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.