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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Scherer, Suely | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Barros, Gílian Cristina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:06:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:06:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/25050 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/25050 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Suely Scherer | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/08/2009 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta investigação teve como objetivo analisar as possibilidades de interação e pesquisa usadas na etapa tarefa da metodologia WebQuest, em WebQuests de Álgebra, identificando ações que favoreçam a educação algébrica. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo e de natureza descritiva e interpretativa, baseada na análise de categorias estabelecidas a partir das bases teóricas estudadas, sendo elas Álgebra, Interação e Pesquisa. Por meio do banco de dados do PhPWebQuest da Comunidade EscolaBR, verificando WebQuests de Matemática produzidas por professores de 2005 a 2007, selecionou-se para análise uma WebQuest de Álgebra. Os fundamentos teóricos possibilitaram a classificação das WebQuest quanto as categorias definidas por Dodge (2002), bem como a análise das ossibilidades de interação baseadas em Primo (2008), e da pesquisa como princípio educativo fundamentada em Demo (2005, 2006). O pensar algebricamente de Lins e Gimenez (1997), e as concepções de Álgebra pesquisadas por Lee (2001) e Usiskin (1995) foram os referenciais que permearam a análise. Quanto à educação algébrica,verificou-se no resultado das análises: o professor-autor da WebQuest conseguiu estabelecer atividades que teoricamente desenvolveriam o pensamento algébrico nos alunos e os níveis elevados de pensamento. No entanto, as atividades propostas não oportunizaram o uso em potencial de recursos da internet para favorecerem a interação e a pesquisa. Portanto, propõe-se um quadro que classifica as tarefas, segundo a taxonomia das tarefas de Dodge, apresentando possíveis rodutos, recursos e seus respectivos endereços eletrônicos, com o intuito de favorecer a produção colaborativa via internet. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The aim of this investigation is to analyse the possibilities of interaction and research that happen in the task stage of Algebra WebQuests and to identify what facilitates algebraic education. It is a qualitative research that describes and interprets data from categories analysis based on theoretical study, and they: Algebra, Interaction and Research. This data were selected from algebraic WebQuests of Mathematics PhPWebQuest of Community EscolaBR produced by teachers between 2005 and 2007. The WebQuests categories were based on Dodge (2002), the analysis of interaction possibilities was supported by Primo (2008), and the theoretical basis of research as an educational principal were taken from Demo (2005, 2006). Lins and Gimenez algebraic thinking (1997) and algebraic concepts studied by Lee (2001) and Usiskin (1995) were the foundation for algebraic education. The results of data analysis showed that the teacher who created the chosen WebQuest was able to build activities that intend to develop students' algebraic and high level thinking. On the other hand the activities did not use all the interaction and research possibilities of the Internet tools. So, following Dodge's task taxonomy, it is presented a table that classifies tasks and offers eletronic addresses of products and resources as an opportunity for colaborative production on the Internet. | - |
Formato: dc.format | 127 f. : il. algumas color. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Algebra - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pensamento logico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Tessituras em rede : possibilidades de interação e pesquisa a partir de Websquests de Álgebra | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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