Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Scherer, Suely | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Branco, Eguimara Selma | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:21:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:21:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/25040 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/25040 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Suely Scherer | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 23/08/2010 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Nesta pesquisa, propomos analisar as possibilidades de interatividade e colaboração de professores de matemática, vivenciadas em um ambiente virtual de aprendizagem, como caminho para propiciar a aprendizagem em matemática com a utilização de diferentes recursos tecnológicos, em uma proposta de formação continuada em EaD online. Para constituição da pesquisa, assumimos a metodologia da pesquisa-ação, onde a pesquisadora e os cursistas estiveram atuando juntos em um curso, desenvolvido com atividades em momentos presenciais e encontros à distância. O curso estruturou-se através de reuniões, registros e observações. A análise dos dados baseou-se nos momentos de comunicação entre os professores de Matemática e destes com a pesquisadora, como sujeitos sócio-culturais, evidenciando o foco desta pesquisa nas possibilidades de interatividade e colaboração de professores de matemática em um ambiente virtual. Tais momentos foram analisados a partir dos registros desses sujeitos no fórum do ambiente virtual do curso; da mediação da pesquisadora e da proposta pedagógica do curso. Para análise consideramos os estudos sobre tecnologias educacionais de Brito e Purificação (2008), Kenski (2007), Santaella (2007) e Valente (2005); a formação continuada de professores de matemática amparados em Penteado (2000), Fiorentini (2003), Ferreira (2003) e Miskulin (2005) e o conceito de interatividade com base nos estudos de Silva (2000, 2001, 2003, 2008). | - |
Descrição: dc.description | Abstract: In this research, our aim is to analyze the possibilities of interaction and cooperation among Math Teachers experienced in a virtual learning environment as a way of promoting the math learning with the use of different technological resources in a Continued Teachers' Training Proposal in Online Distance Education. For the constitution of the research, we have assumed the methodology of action research and the researcher and participant teachers got involved and interacted in a semipresential course. The course was structured through meetings, observations and reports. The analyses of the data was based in the moments of communication among the participant math teachers and the researcher as socio-cultural subjects having the focus on the possibilities of interaction and cooperation among math teachers in a virtual environment. These moments were analysed through the participants' reports posted in the section Forum in the virtual environment; the mediation of the researcher and the pedagogical proposal of the course. For the analyses, we have considered the studies in educational technologies of Brito and Purificação (2008), Kenski (2007), Santaella (2007) and Valente (2005); the Continued Math Teachers' Training based on Penteado (2000), Fiorentini (2003), Ferreira (2003) and Miskulin (2005); and the concept of interactivity based on the studies of Silva (2000, 2001, 2003, 2008). | - |
Formato: dc.format | 140 f. : il. algumas color. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino auxiliado por computador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Possibilidades de interatividade e colaboração online : uma proposta de formação continuada de professores de matemática | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: