
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Dalla Costa, Rosa Maria Cardoso, 1961- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Bueno, Paula Alexandra Reis | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:37:30Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:37:30Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/25012 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/25012 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Rosa Maria Cardoso Dalla Costa | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/09/2010 | - |
| Descrição: dc.description | Bibliografia: fls. 123-133 | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração: Educação, Cultura e Tecnologia | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este estudo analisou a inter-relação comunicação/educação em contextos de ensino/aprendizagem de música, inseridos no programa de complementação curricular: Programa Viva a Escola, da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, na cidade de Curitiba, no ano letivo de 2009. Argumentou-se que essa inter-relação acontece quando em uma educação musical de qualidade existe também o trabalho para a formação de ouvintes aptos, consumidores críticos e produtores autônomos e responsáveis, com abordagens da "educação para os meios", da "mediação tecnológica no ensino" e "mediação na gestão comunicativa", ou seja, com educomunicação na educação musical. Por meio da "Análise de Conteúdo" em documentos e em entrevistas realizadas com estudantes e professores, se considerou que aconteceu uma educação musical de qualidade: constatou-se fluência musical em momentos significativos de composição, performance e apreciação musical sendo sustentados pelo desenvolvimento teórico e técnico, e com interações humanas significativas. A educomunicação encontrou um local propício para sua efetivação e houve manifestações iniciais no espaço da educação musical nos contextos investigados, no entanto, essa inter-relação comunicação/educação ainda não aconteceu de forma intencional, planejada e sistematizada. Isso remete a reflexão sobre a importância do trabalho interdisciplinar do educador musical com o educomunicador para a efetivação de um ensino/aprendizagem de música em harmonia com as novas sensibilidades humanas advindas de uma sociedade condicionada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The interrelation between communication and education was analyzed in the context of music teaching and learning, inserted into the curriculum complementation program: "Programa Viva a Escola", from the State Board of Education of Parana in Curitiba, southern Brazil, in the academic year of 2009. It was argued that this interrelation happens when, besides the quality music education, there is also a training of qualified listeners, critical consumers and autonomous and responsible producers, with approaches to "education for the media", the "technological mediation in education" and "mediation in communicative management", that is, with educomunication in music education. By "Content Analysis" of documents and interviews with students and teachers, it have found that there was a quality music education: music fluency found in significant moments of music composition, performance and listening being supported by the theoretical and technical development, and with significant human interactions. The educomunication has found a suitable place for its effectiveness and there were initial signs in the area of music education in the investigated contexts, however, this interrelation communication/education has not happened intentionally, planned and systematized yet. This brings the discussion about the importance of interdisciplinary work of the music educator with educomunicator for the realization of the teaching and learning of music in harmony with the new human sensitivities arising from a society conditioned by the Information Technology and Communication. | - |
| Formato: dc.format | 156 f. : il. [algumas color.], grafs., maps., tabs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música - Estudo e ensino - Curitiba (PR) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música - Educação - Tecnologia da informação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música - tecnologia da informação - Comunicação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | A educomunicação na educação musical e seu impacto na cultura escolar | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: