
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Helena de Fatima Nunes, 1956- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação | - |
| Autor(es): dc.creator | Sato, Karoline Aparecida Scroch | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:42:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:42:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-01-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-01-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-01-05 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/24976 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/24976 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva que visa identificar de que forma ocorre o processo de criação e compartilhamento do conhecimento em projetos de prospecção realizados no Observatório de Prospecção Estratégica da Federação das Indústrias do Estado do Paraná – FIEP; fundamentada em um estudo de caso do projeto Perfis Profissionais para o Futuro da Indústria. Elabora um diagnóstico da instituição; observa, descreve e analisa no projeto o processo de criação e compartilhamento de conhecimentos baseados nos elementos das teorias de Nonaka e Takeuchi e os capacitadores do conhecimento de Von Krogh, Ichijo e Nonaka. A pesquisa empírica foi desenvolvida a partir de três fontes de evidencia: a documentação da organização com base na abordagem proposta por Terra (2001) apontando as sete dimensões do conhecimento, na observação, a partir de roteiro, dos painéis de especialistas e nas entrevistas com a equipe gestora e com os painelistas. Verifica, pelo diagnóstico da documentação, que a rganização está alinhada às sete dimensões da Gestão do Conhecimento, propostas por Terra (2001) e, portanto, cria condições propícias ao compartilhamento e à criação de conhecimento. Os resultados da observação e das entrevistas realizadas com os painelistas e com a equipe gestora estão em sintonia e apontam que é possível identificar as cinco fases do processo de criação do conhecimento, onde são identificados tanto fatores facilitadores quanto inibidores ao processo. A criação e justificação dos conceitos ocorrem por meio das conversas e debates para eleição dos perfis. A construção do arquétipo se dá pela escolha dos perfis e criação de planilha síntese dos resultados. E, a difusão ocorre durante as apresentações, as entrevistas e a publicação dos resultados. Com relação aos capacitadores é possível verificar que foi instilada a visão do conhecimento, deixando os objetivos claros, houve gerenciamento das conversas, com orientações e intervenções necessárias, houve mobilização dos ativistas, estimulando o compartilhamento, o espaço foi pensando para propiciar a troca e a globalização do conhecimento se dará pela publicação dos resultados do projeto. Os resultados obtidos indicam que é possível identificar tanto as cinco fases do processo de criação do conhecimento como os capacitadores do conhecimento no projeto Perfis Profissionais para o Futuro da Indústria. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Título: dc.title | Criação e compartilhamento de conhecimento | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: