Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cumin, Liliana Madalena Gramani, 1964-2020 | - |
Autor(es): dc.contributor | Kaviski, Eloy, 1952- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia | - |
Autor(es): dc.creator | Prado, Adriana Luiza do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:51:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:51:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/24953 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/24953 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. liliana Madalena Gramani | - |
Descrição: dc.description | Coorientador: Prof. Dr. Eloy Kaviski | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas e Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia. Defesa: Curitiba, 19/10/2010 | - |
Descrição: dc.description | Bibliografia: fls. 93-96 | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Programação Matemática | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O estudo científico do fluxo de tráfego começou nos anos trinta com a aplicação da teoria das probabilidades para a descrição do tráfego rodoviário e modelos de estudo que relacionou o volume, velocidade e investigação de desempenho do tráfego nos cruzamentos. Os fenômenos de fluxo de tráfego, como quase todos os sistemas do mundo real, pode ser observado e representado em diferentes escalas. Entretanto artigos sobre este tema não têm mostrado resposta satisfatória quanto à escala adequada ou iterações características do sistema veículo-motorista. O principal objectivo deste estudo é descrever a cinética do fluxo de veículos e examinaram os efeitos das condições iniciais na geração de funções aleatórias, bem como a influência do comportamento do motorista sobre o fluxo de tráfego. Usa-se programas de simulação numérica em Fortran com as fórmulas da mecânica de fluidos, método das características e das diferenças finitas. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The scientific study of traffic flow started in the thirties with the application of probability theory to describe the traffic and study models that related the volume, speed and performance investigation of traffic at intersections. The phenomena of traffic flow, as almost all real-world systems, can be observed and represented at different scales. However articles on this topic have not shown satisfactory response as to the appropriate scale or iterations characteristics of vehicle system pilot. The main objective of this study is to describe the kinetics of the flow of vehicles and examined the effects of initial conditions on the generation of random functions, as well as the influence of driver behavior on traffic flow. It uses numerical simulation programs in Fortran with the formulas of fluid mechanics, method of characteristics and finite difference. | - |
Formato: dc.format | 177f. : il. , grafs., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Probabilidades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Veiculos - Velocidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelos matemáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise numérica | - |
Título: dc.title | Modelagem matemática do fluxo de tráfego veicular | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: