
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Dalla Costa, Rosa Maria Cardoso, 1961- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Ana Elisa de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:38:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:38:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/24940 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/24940 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Rosa Maria Cardoso Dalla Costa | - |
| Descrição: dc.description | Acompanha CD | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 25/08/2009 | - |
| Descrição: dc.description | Bibliografia: fls. 93-98 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Pesquisa qualitativa que buscou compreender o sentido da rádio escola para os alunos que dela participaram e o impacto percebido por eles na aprendizagem escolar. Para tanto, apoiou-se nos estudos da interface comunicação e educação, privilegiando os autores CITELLI(2000, 2002), KAPLÚN (1995), GOHN (2006), SOARES (1999), BRAGA & CALAZANS (2001). Recorreu à história do rádio educativo descrita por MEDITSCH (2001), ASSUNPÇÃO (1999), AMARANTE (2004), COGO (1998) elucidando as contribuições do rádio para a educação e descreveu a linguagem radiofônica conforme ORTRIWANO (1985), LIMA & PEREIRA (2007); BARBOSA FILHO (2003), SILVA (1999), KAPLÚN (1995, 2003) demonstrando o funcionamento de uma rádio na escola. Realizou-se acompanhamento do processo de implantação de uma rádio escola no período de setembro a dezembro de 2007, especialmente as oficinas de capacitação para os alunos de uma escola pública da cidade de Curitiba. Através de observação participante, aplicação de questionários, entrevistas, registro etnográfico e análise documental descreveu as inquietudes, as negociações, os limites e alcances para a instalação da rádio, bem como os modos de produção radiofônica realizada pelos alunos sob a orientação de uma instituição parceira da escola. Constatou-se que a produção dos programas estimulou o trabalho em equipe, a autonomia, o respeito à diversidade cultural, potencializando o protagonismo adolescente e ressaltou a importância da educomunicação no ambiente escolar. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This paper is aimed to study the relevance of a radio-school to students in the process of learning. It was based upon the communication-education interface, history of the radio and radio-phonic language. Therefore, it was based upon applications of communication-education interface, favouring the authors CITELLI(2000, 2002), KAPLÚN (1995), GOHN (2006), SOARES (1999), BRAGA & CALAZANS (2001). It has refered to the history of educative radio, described by MEDITSCH (2001), ASSUNPÇÃO (1999), AMARANTE (2004), COGO (1998) elucidating the contributions of the radio for education and it has described the radiophonic language acording to ORTRIWANO (1985), LIMA & PEREIRA (2007); BARBOSA FILHO (2003), SILVA (1999), KAPLÚN (1995, 2003) demonstrating the working method of a chool-radio.The implementation of a radio-school was accompanied in workshops. Radio-school was set at a public school in the year 2007 in Curitiba city, from September to December. For such an implementation, strategies were used such as observation, questionnaires, interviews, ethnographic reports and analysis of documents. All the uneasiness, negotiations, limitations and achievements were escribed. Students’ radiophonic productions were oriented by a school partner institution. The project fostered team work, autonomy and respect to cultural diversity while empowering teens’ protagonism and stood out the edu-communication. | - |
| Formato: dc.format | 145f. : il. + anexo 1 Cd-Rom (Drogas e afrodescendência). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação e educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação de massa na educação | - |
| Título: dc.title | Rádio escola : uma sintonia no ar... | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: