Gestão de compra de energia via método dos pontos interiores

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Autor(es): dc.contributorFernandes, Thelma Solange Piazza-
Autor(es): dc.contributorAoki, Alexandre Rasi-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduaçao em Engenharia Elétrica-
Autor(es): dc.creatorSouza, Carlos Eduardo Laurindo de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:33:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:33:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-12-01-
Data de envio: dc.date.issued2010-12-01-
Data de envio: dc.date.issued2010-12-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/24914-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/24914-
Descrição: dc.descriptionResumo: Em 2004, foi implantado um modelo de comercialização de energia elétrica baseado em leilões públicos e em contratação de energia por licitação conjunta do montante necessário para todas as distribuidoras participantes dos leilões. O modelo estabeleceu novas regras de comercialização de energia com a obrigatoriedade para as distribuidoras de energia, de contratar 100% do seu mercado cativo com antecedência de até 5 (cinco) anos. Estipulou penalidades financeiras se as distribuidoras ficarem sub ou sobrecontratadas, impõe limites de repasse do valor da energia às tarifas dos consumidores finais e estabelece mecanismos de descontratação e reposição da energia contratada para minimizar os riscos na compra da energia. Dessa forma, faz-se necessário o desenvolvimento de ferramentas que dêem suporte para o estabelecimento de estratégias de compra de energia em leilões públicos e que minimizem os riscos da distribuidora. Assim, o objetivo desse trabalho é apresentar uma formulação matemática do problema de otimização envolvido na compra de energia, descrevendo-se seus critérios de otimização e restrições impostas pela legislação. A solução deste problema de otimização fornece, para cada tipo de contrato existente no mercado de energia, os valores que devem ser contratados ao longo de 5 anos a frente do ano de referência. Esses valores são limitados pelas regras de mercado e otimizados de modo a se minimizar os custos de aquisição e de penalidades por sub ou sobrecontratação. O problema é resolvido pelo Método dos Pontos Interiores, cuja aplicação neste contexto é inovadora, pois desde a implantação desse modelo de comercialização de energia, técnicas de Inteligência Artificial (IA) vêm sido utilizadas prioritariamente. Os resultados, obtidos através de simulação de diversos cenários de mercado de empresas padrão, apresentam respostas adequadas e compatíveis com as estratégias adotadas e um excelente desempenho computacional, que pode ser um ótimo recurso para as distribuidoras, da mesma forma que outras ferramentas de otimização utilizadas, tais como IA, servindo como opção para certificar as estratégias de exposição nos respectivos leilões de energia.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Título: dc.titleGestão de compra de energia via método dos pontos interiores-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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