Inovação tecnológica e design em empresas moveleiras

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHoeflich, Vitor Afonso, 1949--
Autor(es): dc.contributorScatolin, Fábio Dória, 1956--
Autor(es): dc.contributorSilva, João Carlos Garzel Leodoro da, 1961--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Agrárias. Programa de Pós-Graduaçao em Engenharia Florestal-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Rafael de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:01:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:01:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-06-19-
Data de envio: dc.date.issued2013-06-19-
Data de envio: dc.date.issued2013-06-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/24906-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/24906-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como objetivo buscar compreender o comportamento de micro e pequenos empresários no setor de móveis do município de Curitiba em relação a investimentos em inovação ecnológica e design. Inicialmente, foi identificada a importância da microrregião (MR) de Curitiba para o setor moveleiro no Estado do Paraná, sendo classificada como de média importância para o Estado, além de ser a MR com maior concentração de empresas moveleiras. No entanto, o setor analisado foi considerado de pouca importância para a microregião, não se sobressaindo sobre os demais setores existentes. Posteriormente, realizou-se entrevistas com empresários produtores de móveis no município de Curitiba por meio de um questionário estruturado para conhecer características tecnológicas que impactam nas empresas e identificar gargalos que eles consideram relevantes para a indústria. Dessa forma, foram identificados gargalos que dificultam a ocorrência de investimentos em inovações tecnológicas e design em micro e pequenas empresas moveleiras no município de Curitiba, sendo os principais: 1. Baixa qualidade da mão de obra; 2. Falta de interação entre as empresas moveleiras e instituições de pesquisa e ensino e entre as próprias empresas do setor; 3. Falta de conhecimento sobre as inovações tecnológicas e os ganhos proporcionados por elas. Por último, foram identificados programas e linhas de ações em instituições públicas e privadas que incentivassem empresários a investir em inovações tecnológicas e design, abrangendo desde palestras até cursos profissionalizantes, além de legislação específica sobre inovações tecnológicas e incentivos. No entanto, foi constatado que os empresários não utilizavam de forma frequente esses incentivos. Concluiu-se, também, que os empresários analisados reconheciam a importância da inovação tecnológica e design para sua competitividade, porém, não havia grande intensidade de investimentos. Os principais impactos resultantes das inovações foram em aspectos ligados ao mercado – manter ou aumentar participação no mercado –,além da melhoria na qualidade. Em geral, os empresários adotavam a estratégia de atuarem de forma isolada, com poucas cooperações entre empresas e instituições do setor moveleiro. Em relação ao design, os empresários reconhecem a importância dessa ferramenta como valorização dos móveis, contudo, a inovação ocorreu basicamente na estética do móvel - muitas vezes por meio da cópia de produtos de concorrentes expostos em revistas, mostras e feiras -, não dando a devida importância a outros aspectos do design. Por último, foram sugeridas diretrizes por meio dos instrumentos de política para minimizar ou solucionar os gargalos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectIndustria de moveis - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectMobiliario - Projetos-
Palavras-chave: dc.subjectConcorrência-
Título: dc.titleInovação tecnológica e design em empresas moveleiras-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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