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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Janzen, Henrique Evaldo, 1957- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduaçao em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Tortato, Caroline | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:14:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:14:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-11-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/24905 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/24905 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho procura fazer uma análise qualitativa de algumas unidades do Livro Didático Público de Língua Inglesa (2006) do Estado do Paraná, à luz de uma concepção sociológica de linguagem. Trata-se, portanto, de um estudo de caso de análise documental cujo objetivo é verificar a coerência ou não desse livro com os pressupostos teórico-metodológicos das Diretrizes Curriculares de Língua Estrangeira Moderna para a Educação Básica do Estado do Paraná (2009). A construção do LDP está inserida num contexto de formação continuada dos professores da rede pública estadual promovida pela Secretaria de Educação do Paraná que desenvolveu diversos projetos no decorrer desse percurso. O LDP é proveniente de um desses projetos, o “Folhas”, da SEED/PR, onde os professores elaboram unidades temáticas referentes à sua disciplina seguindo as orientações das Diretrizes para cada uma. As Diretrizes de LEM, por sua vez, propõem um ensino em língua estrangeira pautado na concepção ociológica de linguagem, que tem como principais representantes os pesquisadores do Círculo de Bakhtin. A partir dessa concepção, os autores das Diretrizes de LEM definem o conteúdo estruturante dessas disciplinas que é o discurso como prática social. O desenvolvimento desse conteúdo se daria a partir do trabalho com textos autênticos dos mais variados gêneros. A leitura desses textos, por sua vez, deveria seguir a linha da leitura como um processo discursivo, ou seja, tratando-os como enunciados inseridos num contexto histórico-social. Além disso, segundo as Diretrizes, a abordagem intercultural seria a mais adequada para o desenvolvimento desse conteúdo estruturante e a leitura discursiva seria a forma usada para se desenvolver essa habilidade dentro dessa abordagem. Com isso, buscou-se uma fundamentação teórica embasada nos pressupostos bakhtinianos de enunciado e gêneros do discurso, bem como a teorização referente à leitura discursiva e à abordagem intercultural. Com base nesses fundamentos, rocurou-se situar historicamente o debate sobre o ensino de língua estrangeira no Brasil a fim de se poder entender os pressupostos que embasam as Diretrizes de LEM. A partir desses aspectos, problematizou-se o livro didático em si a partir de discussões a respeito de sua relevância nas pesquisas educacionais, as dificuldades de conceituação desse objeto e de identificação dos interlocutores e sua construção enquanto ênero discursivo. A análise serviu-se desses elementos a fim de investigar a materialização no LDP de língua inglesa. Para isso, procurou-se observar como as unidades do livro realizam o trabalho com os gêneros discursivos, com a seleção de textos autênticos, com o processo de interlocução e aproximações com o universo sóciocultural dos alunos. Pode-se perceber uma preocupação dos autores das unidades no sentido de desenvolverem esses aspectos dentro de suas unidades. Entretanto, pode-se observar que algumas unidades atendem mais às orientações das Diretrizes do que outras, uma vez que cada unidade é produzida por um docente diferente, de forma que o LDP/LI traz tanto discursos coerentes com a concepção de linguagem sociológica quanto discursos mais fechados e monológicos. Apesar disso, o LDP/LI, como uma alternativa experimental, apresenta diversas qualidades no que concerne sua adequação aos pressupostos das Diretrizes de LEM. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tese | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lingua inglesa - Livros didaticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociolinguistica | - |
Título: dc.title | O livro didático público de inglês | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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