Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Godoy, Elena, 1947- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Anely | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:40:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:40:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/24897 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/24897 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Elena Godoi | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras - Estudos Linguísticos. Defesa: Curitiba, 24/08/2010 | - |
Descrição: dc.description | Bibliografia: fls. 215-236 | - |
Descrição: dc.description | Solicito a CA verificar etiqueta de patrimonio para possibilidade de erro de digitação, a etiqueta da CT confere. Assim decidimos quem, se necessário, irá repatrimoniar. | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A investigação tem como tema a interface da pragmática, com foco na teoria da polidez lingüística em Brown e Levinson (1987) no processo da comunicação organizacional, em situação de crise. Trata-se de pesquisa de cunho exploratório bibliográfico sobre teorias advindas dos Estudos Lingüísticos que contribuem no desenvolvimento das pesquisas sobre/na comunicação, em específico no campo da comunicação organizacional, com suporte no paradigma da complexidade. Utilizamos a pesquisa documental para a aplicação empírica da teoria da polidez lingüística na análise de enunciados dos falantes organizacionais (representantes legitimados das organizações), via mídia impressa nacional, envolvidos na situação de crise - acidente aéreo do Airbus A-320 TAM - em 2007. Nossos propósitos comprovam a hipótese central de que há nexos teóricos da pragmática e polidez lingüística com as abordagens que tratam da comunicação organizacional, sendo que tais investigações são escassas no Brasil e no âmbito ternacional, sob o paradigma da complexidade. A teoria da polidez lingüística viabiliza análise dos enunciados lingüísticos no contexto da comunicação organizacional em comportamentos verbais escritos, veiculados na mídia impressa de circulação nacional, contextualizados na situação particular, tensa e complexa de crise. Interessa-nos a contribuição teórico-empírica na transversalidade da teoria da polidez lingüística e o estudo no âmbito da comunicação organizacional. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The investigation has as theme the pragmatic interface with focus on the linguistics politeness theory of Brown e Levinson (1987) in the process of organizational communication, in a crisis situation. This is an exploratory bibliographic research about the theories arising from the linguistics studies that contributes in the development of researches about/ in communication, especially in the field of organizational communication, with support in the complexity paradigm. We used the documental research for the empirical application of the linguistic politeness theory on the analysis of enunciates made by organizational speakers (legitimated organizational representatives), via national print media, involved in the crisis situation -air accident of Airbus A-320 TAM- in 2007. Our purposes prove the main hypothesis, that there are theoretical linkages in the pragmatic and in the politeness linguistics in the approaches about organizational communication, being these investigations rare in Brazil and in international context, under the complexity paradigm. The theory of politeness linguistics enables the analysis of the linguistics enunciated in the context of organizational communication on written spoken behaviors, disseminated in print media of national circulation, contextualized in a specific situation, tense and complex crisis. We are interested in the theoreticalempirical contribution in the transversality of the theory of politeness linguistics and in the studies of organizational communication area. | - |
Formato: dc.format | 240f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação nas organizações - Crise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguística - Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses - Letras - Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
Título: dc.title | Análise de situação na crise organizacional : espaço para Teoria da Polidez Linguistica na relação de complexidade? | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: