Diatribes viperinas e digressões quixotescas : debates intelectuais e projetos educacionais na década de 1950

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Autor(es): dc.contributorBega, Maria Tarcisa Silva, 1953--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia-
Autor(es): dc.creatorSouza, Valeria Floriano Machado de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:04:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:04:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/24891-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/24891-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Maria Tarcisa Silva Béga-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em Sociologia. Defesa: Curitiba, 07/07/2009-
Descrição: dc.descriptionBibliografia: fls. 191-212-
Descrição: dc.descriptionResumo: A partir de um conflito que, primeiramente, se manifestou entre os professores da Faculdade de Filosofia da Universidade do Paraná e das decorrentes posições assumidas, pretendeu-se identificar os espaços ocupados no campo intelectual, reveladores de diferentes encaminhamentos frente a um projeto nacional de educação. Neste sentido, a formação de grupos na Faculdade de Filosofia da Universidade do Paraná, e os conflitos daí decorrentes, revelam não apenas os embates internos, mas também, e principalmente, a inserção destes em determinado campo intelectual. A participação em associações, em grupos de estudos, em revistas literárias ou em espaços de circulação de idéias, indicam as relações que os atores estabeleceram no campo intelectual local e nacional, uma vez que, se pode dizer, as publicações de artigos em revistas de circulação nacional, apontam para concepções teóricas e políticas que se constituíram em elementos de diferenciação entre os grupos.Neste sentido, analisa-se o papel dos intelectuais e suas tomadas de posições frente aos debates educacionais, na década de 1950, e que culminaram nas discussões em torno do projeto de Lei das Diretrizes e Bases da Educação.-
Formato: dc.format212f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectConflito social-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Federal do Paraná - História-
Palavras-chave: dc.subjectTeses - Sociologia-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia-
Título: dc.titleDiatribes viperinas e digressões quixotescas : debates intelectuais e projetos educacionais na década de 1950-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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