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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Bueno, Raquel Illescas, 1964- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Autor(es): dc.creator | Gebra, Fernando de Moraes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:35:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:35:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/24860 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/24860 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Raquel Illescas Bueno | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 31/03/2010 | - |
Descrição: dc.description | Bibliografia: fls. 232-236 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O projeto de construção da identidade ocorre numa relação de alteridade, ou seja, o sujeito se define na sua interação com o outro, entendido esse outro como partícipe das conjunturas sociais, culturais e históricas. Na produção literária de Mário de Andrade (1893-1945), essas relações manifestam-se de forma intensa (concentradas num determinado episódio) ou extensa (diluídas na estrutura narrativa do texto). No "Primeiro Andar", da Obra imatura, n’Os contos de Belazarte, nos Contos novos e em Balança, Trombeta e Battleship, objetos de estudo deste trabalho, um determinado objeto ou experiência traz mudanças ao sujeito, que ora permanece no seu estado de inércia e apatia, ora entra em embate com a sociedade patriarcal, força contrária à construção de modelos alternativos de identidade do sujeito. Esses processos de transformação narrativa são analisados por Algirdas Julien Greimas, cuja teoria Semiótica descreve os mecanismos de configuração dos sentidos do texto e estabelece as categorias da enunciação (sujeito, tempo e espaço), por meio das quais podemos chegar aos elementos sócio-históricos norteadores do projeto estético-ideológico de Mário de Andrade. Além disso, buscamos o apoio da teoria do duplo, com embasamento filosófico de Clément Rosset, no intuito de delimitarmos as relações de alteridade/espelhamento e os mecanismos de fuga da realidade exterior opressora. Dessa forma, verificamos em cada conto a equivalência das construções de identidades intersubjetivas com a construção da identidade cultural brasileira na primeira metade do século XX. | - |
Descrição: dc.description | Resumé: Le projet de construction d’ identité a lieu dans une relation d’alterité, autrement dit, le sujet se définit dans l’interaction avec l’autre, en considerant que ce l’autre fait partie des conjonctures socialles, culturelles et historiques. Chez Mário de Andrade (1893- 1945), ces rapports se manifestent de manière intense (concentrées dans un certain objet) ou extense (dilluées dans l’estructure narrative du texte). Dans les oeuvres "Primeiro Andar", de l’ Obra imatura, Os contos de Belazarte, Contos novos et Balança, Trombeta e Battleship, objets d’étude de ce travail, un objet determiné ou une experience apportent des changements au sujet, qui peut suivre dans un état d’inerce ou apathie ou peut confronter la societé patriarcal, force contraire à la construction des modeles alternatifs d’identité du sujet. Ces processus de hangements narratifs sont analysés par Algirdas Julien Greimas, dont la théorie Sémiotique décrit les mécanismes d’établissement des sens du texte et établit les cathégories de l’énonciation (sujet, temps et espace), pour lesquels on peut arriver aux élements sócio-historiques qui font partie du projet esthétique-idéologique de Mário de Andrade. Autre cela, on cherche l’appui dans la théorie du doublé, de ligne philosophique de Clément Rosset, en ayant pour but delimiter les rapports alterités/ effets miroir et les mecanismes de fuite de la réalité extérieur oppressive. Alors, on vérifie dans chaque conte l’equivalence des constructions d’identités intersubjctifs avec la construction de l’identité culturelle brés lienne à la première moitié du XXe siècle. | - |
Formato: dc.format | 236f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Andrade, Mário de, 1893-1945 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
Título: dc.title | Identidades intersubjetivas em contos de Mário de Andrade | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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