Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Direne, Alexandre Ibrahim | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática | - |
Autor(es): dc.creator | Urban, Antonio Edison | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:43:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:43:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2003 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/24763 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/24763 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Alexandre Ibrahim Direne | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Explorar o pensamento filosófico e algumas disciplinas não-aristotélicas na avaliação da dinâmica das relações entre ambiente e sistema é a proposta deste trabalho. Em contraposição ao predomínio da lógica clássica no projeto e desenvolvimento de sistemas são avaliadas as possibilidades de algumas alternativas não-aristotélicas. O resultado é um elenco de possíveis contribuições no âmbito da formação de desenvolvedores de sistema e em uma nova abordagem para a definição de perfis de aprendizes por meio de linguagens e ferramentas de autoria para sistemas de ensino-aprendizagem. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The purpose of this dissertation is to explore the philosophical concepts and some non-aristotelic disciplines on the evaluation of the relationship between environment and system dynamics. As opposed to the predominant models of classical logic reasoning in system design and development, some alternative, non-aristotelic approaches are assessed throughout the text. The result is a list of possible contributions on the scope of professional training for the system developer and in new approaches for defining learning profiles through authoring languages and tools for computer-based learning systems. | - |
Formato: dc.format | xii, 73p. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas de recuperação da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas tutoriais inteligentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligência artificial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da Computação | - |
Título: dc.title | Ao redor dos sistemas : os saberes não-aristotélicos e os limites em sistemas de ensino-aprendizagem | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: