Ao redor dos sistemas : os saberes não-aristotélicos e os limites em sistemas de ensino-aprendizagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDirene, Alexandre Ibrahim-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática-
Autor(es): dc.creatorUrban, Antonio Edison-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:43:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:43:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2003-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/24763-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/24763-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Alexandre Ibrahim Direne-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática-
Descrição: dc.descriptionResumo: Explorar o pensamento filosófico e algumas disciplinas não-aristotélicas na avaliação da dinâmica das relações entre ambiente e sistema é a proposta deste trabalho. Em contraposição ao predomínio da lógica clássica no projeto e desenvolvimento de sistemas são avaliadas as possibilidades de algumas alternativas não-aristotélicas. O resultado é um elenco de possíveis contribuições no âmbito da formação de desenvolvedores de sistema e em uma nova abordagem para a definição de perfis de aprendizes por meio de linguagens e ferramentas de autoria para sistemas de ensino-aprendizagem.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The purpose of this dissertation is to explore the philosophical concepts and some non-aristotelic disciplines on the evaluation of the relationship between environment and system dynamics. As opposed to the predominant models of classical logic reasoning in system design and development, some alternative, non-aristotelic approaches are assessed throughout the text. The result is a list of possible contributions on the scope of professional training for the system developer and in new approaches for defining learning profiles through authoring languages and tools for computer-based learning systems.-
Formato: dc.formatxii, 73p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas de recuperação da informação-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas tutoriais inteligentes-
Palavras-chave: dc.subjectInteligência artificial-
Palavras-chave: dc.subjectCiência da Computação-
Título: dc.titleAo redor dos sistemas : os saberes não-aristotélicos e os limites em sistemas de ensino-aprendizagem-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.