
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Direne, Alexandre Ibrahim | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática | - |
| Autor(es): dc.creator | Quaquarini, Sergio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:25:10Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:25:10Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2000 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/24747 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/24747 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Alexandre I. Direne | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Pós-Graduação em Informática | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 73-76 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esta monografia tem por objetivo apresentar conceitos e ferramentas de software para a modelagem dinâmica de aprendizes em STIs que ensinam conceitos visuais. São descritas algumas aplicações direcionadas ao desenvolvimento de capacidades isoladas da perícia para o treinamento de residentes em diversos domínios de Radiologia médica. Os conceitos utilizados para a Modelagem do Aprendiz baseiam-se em dois formalismos: a Curva "U" de desempenho x tempo de um aprendiz e a noção de Estereótipos de usuários/aprendizes. A partir destes dois formalismos, detalhes da distribuição de Estereótipos na Curva "U" são expostos, juntamente com seus mecanismos de interpretação independentes de domínio. Tais mecanismos foram definidos e implementados na ferramenta SIGMA a partir de um estudo cognitivo realizado com especialistas em Radiologia Médica. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This work aims to present concepts and software tools for dynamic learner modeling in Intelligent Tutoring Systems which teach visual concepts. The application of concepts and tools is described for the development of recluded capacities of expertise during the training of resident radiologists. The general concepts used in the modeling are based on two formalisms: the "U" Shaped Curve of performance x time and the Estereotypes of users/learners. From these two formalisms, details of the distribution of Estereotypes along the U-Shaped Curve are toghether with domain-independent interpretation mechanisms. The mechanisms were defined and implemented in the SIGMA prototype software tool from a cognitive study carried out with expert radiologists. | - |
| Formato: dc.format | 76 f. : il. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sistemas tutoriais inteligentes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino auxiliado por computador | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência da Computação | - |
| Título: dc.title | Representação e ferramentas para a modelagem de aprendizes no ensino de conceitos visuais | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: