Representação e ferramentas para a modelagem de aprendizes no ensino de conceitos visuais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDirene, Alexandre Ibrahim-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática-
Autor(es): dc.creatorQuaquarini, Sergio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:25:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:25:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2000-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/24747-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/24747-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Alexandre I. Direne-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Pós-Graduação em Informática-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 73-76-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta monografia tem por objetivo apresentar conceitos e ferramentas de software para a modelagem dinâmica de aprendizes em STIs que ensinam conceitos visuais. São descritas algumas aplicações direcionadas ao desenvolvimento de capacidades isoladas da perícia para o treinamento de residentes em diversos domínios de Radiologia médica. Os conceitos utilizados para a Modelagem do Aprendiz baseiam-se em dois formalismos: a Curva "U" de desempenho x tempo de um aprendiz e a noção de Estereótipos de usuários/aprendizes. A partir destes dois formalismos, detalhes da distribuição de Estereótipos na Curva "U" são expostos, juntamente com seus mecanismos de interpretação independentes de domínio. Tais mecanismos foram definidos e implementados na ferramenta SIGMA a partir de um estudo cognitivo realizado com especialistas em Radiologia Médica.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This work aims to present concepts and software tools for dynamic learner modeling in Intelligent Tutoring Systems which teach visual concepts. The application of concepts and tools is described for the development of recluded capacities of expertise during the training of resident radiologists. The general concepts used in the modeling are based on two formalisms: the "U" Shaped Curve of performance x time and the Estereotypes of users/learners. From these two formalisms, details of the distribution of Estereotypes along the U-Shaped Curve are toghether with domain-independent interpretation mechanisms. The mechanisms were defined and implemented in the SIGMA prototype software tool from a cognitive study carried out with expert radiologists.-
Formato: dc.format76 f. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas tutoriais inteligentes-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino auxiliado por computador-
Palavras-chave: dc.subjectCiência da Computação-
Título: dc.titleRepresentação e ferramentas para a modelagem de aprendizes no ensino de conceitos visuais-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.