Um arcabouço que enfatiza a retroação a contextos de erro durante o acesso a conteúdos educacionais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDirene, Alexandre Ibrahim-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática-
Autor(es): dc.creatorMarczal, Diego-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:14:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:14:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/24729-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/24729-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Alexandre ibrahim Direne-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa: Curitiba, 20/05/2010-
Descrição: dc.descriptionBibliografia: fls. 39-41-
Descrição: dc.descriptionResumo: Neste trabalho, são apresentados os aspectos que justificam a necessidade de se projetar a implementar um controlador genérico de interatividade que possa ser aplicado e reutilizado por diversos objetos de aprendizagem. Os principais objetivos do controlador são detalhados em termos de acesso ao conteúdo e como ele enfatiza os aspectos metacognitivos envolvidos nas tarefas típicas de aprendizagem. Além disso, apresenta-se uma nova abordagem para utilizar os erros cometidos pelo aprendiz como uma ferramenta efi- ciente para reparar e construir o seu conhecimento. A arquitetura e a implementação do arcabouço denominado controlador de acesso reflexivo e retroativo indexado por erros (CARRIE) têm seus módulos principais descritos e exemplificados. Ao final, destacamse as limitações e as perspectivas sobre o mecanismo de retroação ao contexto de erros proposto.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: In this paper, we present the aspects that justify the need to design and to implement a generic interactivity controller which can be reused for several learning objects. The main objectives of the controller are detailed in terms of access to content and how it emphasizes the meta-cognitive aspects involved in the typical tasks of learning. Moreover, it presents a new approach to use the errors made by the apprentice as a efiective tool to repair and build your knowledge. The architecture and the implementation of the framework called Access Controller refective and retrospective indexed by errors (CARRIE) have their main modules described and exemplified. Finally, we highlight the limitations and perspectives of the retroaction mechanism to context of errors proposed.-
Formato: dc.format55f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectObjetos de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de software-
Palavras-chave: dc.subjectProgramação orientada a objetos (Computação)-
Palavras-chave: dc.subjectCiência da computação-
Título: dc.titleUm arcabouço que enfatiza a retroação a contextos de erro durante o acesso a conteúdos educacionais-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.