Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Direne, Alexandre Ibrahim | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática | - |
Autor(es): dc.creator | Dal Lago, Fábio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:16:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:16:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2001 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/24716 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/24716 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Alexandre Ibrahim Direne | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho consiste na concepção, projeto e implementação de ALADIM, uminterpretador de relações lógicas para manter uma base de conhecimento com seuconteúdo consistente. O interpretador foi integrado a um ambiente já existente, especialmente destinado à autoria e ensino de descrições simbólicas de alto nívelsobre conceitos visuais de imagens médicas. Porém, uma das principais deficiênciasdo referido ambiente está no fato de não existir um mecanismo de interpretação derelações lógicas para verificar a consistência das descrições inseridas pelo autor.Para solucionar tal problema, foi realizado um estudo cognitivo sobre diálogos entremédicos radiologistas para extrair a essência das relações lógicas neles envolvidas.A partir disso, o protótipo ALADIM foi projetado e implementado com base emtécnicas formais de inferência lógica para servir como guia interativo de explicaçõese sugestões para o autor, quando da ocorrência de inconsistência no materialdescrito. O trabalhado ainda apresenta vantagens e desvantagens da aplicação daferramenta, assim como metas futuras de pesquisa. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This work presents the conception, design and implementation of ALADIM, an interpreter of logic relations aimed at the maintenance of consistent knowledge bases. The interpreter was integrated to an existing software environment, specifically applied to the authoring and teaching of high-level, symbolic descriptions of visual concepts in medical images. However, one of the main deficiencies of the referred environment is in that it does not include a logic-base equipment for consistency checking of the image descriptions inserted by the author. To solve this problem, we carried out a cognitive study on dialogues, recorded from human medical radiologists, in order to extract the essentials of the logic relations involved with them. From this point, the ALADIM prototype was designed and implemented, based on formal logic inference techniques to serve as an interactive explanation guide to the author, whenever inconsistencies arise in the teaching material. The work also discusses the advantages and disadvantages of using the tool, as well as future research aims. | - |
Formato: dc.format | 64 f. ; 30cm. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas tutoriais inteligentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciencia da Computação | - |
Título: dc.title | Construindo descrições simbólicas consistentes com aplicação a um sistema de autoria de conceitos visuais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: