Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Klein, Lígia Regina, 1952- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Melo, Alessandro de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:53:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:53:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/24705 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/24705 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Ligia Regina Klein | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba,07/06/2010 | - |
Descrição: dc.description | Bibliografia: fls. 247-256 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta tese trata das principais características do projeto de educação básica do empresariado industrial brasileiro, reunido na Confederação Nacional da Indústria – CNI, nos anos 2000. Parte-se do pressuposto de que o empresariado industrial brasileiro tem papel dinâmico e interventivo na proposição e prática das políticas públicas de educação, e que, portanto, as suas concepções não devem ser ncaradas apenas como "teorias", mas sim como parte da luta ideológica pela hegemonia no que tange ao projeto educativo, ainda como parte das lutas de classes em geral, empreendidas na sociedade, visando sua produção e reprodução. Desta forma, realizamos uma análise dos principais documentos da CNI no período assinalado, procurando vislumbrar as categorias predominantes do projeto empresarial de educação básica, as quais assinalamos como "empregabilidade", "empreendedorismo", "polivalência", o "saber ser" e o "capital humano". A conclusão a que chegamos é a que o empresariado procura, de fato, influir no rojeto hegemônico de educação básica, tornando-o senso comum na sociedade, devido à importância que tem a educação básica para a formação dos futuros trabalhadores da indústria, na fase de alta competitividade em escala global, que exige cada vez melhor índice de produtividade, o que, por sua vez, exige uma formação geral para este trabalho, o que também pressupõe, como indicaram as categorias, ma formação para o desemprego e a competição entre os trabalhadores por um lugar no mercado de trabalho, exigindo destes flexibilidade, polivalência e um projeto cuja ênfase está no fator subjetivo, muito mais que nos conteúdos científicos. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Esta tese trata das principais características do projeto de educação básica do empresariado industrial brasileiro, reunido na Confederação Nacional da Indústria – CNI, nos anos 2000. Parte-se do pressuposto de que o empresariado industrial brasileiro tem papel dinâmico e interventivo na proposição e prática das políticas públicas de educação, e que, portanto, as suas concepções não devem ser ncaradas apenas como "teorias", mas sim como parte da luta ideológica pela hegemonia no que tange ao projeto educativo, ainda como parte das lutas de classes em geral, empreendidas na sociedade, visando sua produção e reprodução. Desta forma, realizamos uma análise dos principais documentos da CNI no período assinalado, procurando vislumbrar as categorias predominantes do projeto empresarial de educação básica, as quais assinalamos como "empregabilidade", "empreendedorismo", "polivalência", o "saber ser" e o "capital humano". A conclusão a que chegamos é a que o empresariado procura, de fato, influir no projeto hegemônico de educação básica, tornando-o senso comum na sociedade, devido à importância que tem a educação básica para a formação dos futuros trabalhadores da indústria, na fase de alta competitividade em escala global, que exige cada vez melhor índice de produtividade, o que, por sua vez, exige uma formação geral para este trabalho, o que também pressupõe, como indicaram as categorias, uma formação para o desemprego e a competição entre os trabalhadores por um lugar no mercado de trabalho, exigindo destes flexibilidade, polivalência e um projeto cuja ênfase está no fator subjetivo, muito mais que nos conteúdos científicos. | - |
Formato: dc.format | 256 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Confederação Nacional da Industria (Brasil) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Politica industrial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Empresarios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | O projeto pedagógico da Confederação Nacional da Indústria para a educação básica nos 2000 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: