O ensino da escrita em ingles como língua estrangeira : abordagens de processo e de generos discursivos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGruginski, José Erasmo, 1944--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Parana. Setor de Ciências Humanas-
Autor(es): dc.creatorFerrari, Zuleica Águeda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:16:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:16:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2002-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/24585-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/24585-
Descrição: dc.descriptionOrientador : José Erasmo Gruginski-
Descrição: dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente dissertação consiste em uma análise crítica das abordagens de processo e de gêneros discursivos aplicadas ao ensino da escrita em Inglês como Língua Estrangeira. A abordagem de processo encara a escrita como um processo complexo que o escritor percorre em vários estágios não-lineares; focaliza, também, a criatividade individual, o conteúdo mais do que a forma, e a produção de várias versões do texto. No entanto, como ela proporciona pouco insumo ao aluno, pode ser complementada pela abordagem que dá atenção particular aos diversos gêneros discursivos e que é mais socialmente orientada. Esta abordagem enfatiza o conteúdo, o estilo, a organização retórica do texto, o propósito comunicativo e a expectativa do leitor, noção esta que se relaciona com a estrutura dos esquemas mentais (conhecimento prévio, experiência de mundo e conhecimento de textos) os quais determinam o conteúdo e a forma de textos aceitáveis em determinado gênero discursivo. O desenvolvimento dos esquemas mentais e a experiência com tarefas apropriadas contribuem para a produção de textos adequados para fins sociais específicos. Concluiu-se que as duas abordagens não são excludentes, mas complementares.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present dissertation consists of a critical analysis of both the process approach and the genre approach to the teaching of writing in English as a Foreign Language. The process approach sees writing as a complex process which the writer goes through in non-linear stages. It also focuses on content rather than form, individual creativity and the production of several drafts of the text. However, as the process approach does not provide the learner with enough input, it may be complemented by the genre approach which is more socially oriented and gives particular attention to different genres. The genre approach emphasizes content, style, rethorical organization of texts, communicative purpose, and reader expectation. Reader expectation is related to the concept of schemata (prior knowledge, previous experience and prior textual knowledge) which determine the content and form of texts which are acceptable in a certain genre. Both the development of schemata and experience with appropriate tasks contribute to the production of texts which are suitable for specific social purposes. Our conclusion is that, rather than being mutually exclusive, the two approaches complement one another.-
Formato: dc.format68f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Título: dc.titleO ensino da escrita em ingles como língua estrangeira : abordagens de processo e de generos discursivos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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