Imagens do cárcere : do texto literário à leitura cinematográfica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPrzybycien, Regina Maria, 1949--
Autor(es): dc.contributorCardoso, Patrícia da Silva, 1964--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras-
Autor(es): dc.creatorMartinez, Cristiano Monteiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:41:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:41:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2002-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/24560-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/24560-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Regina Przybycien-
Descrição: dc.descriptionCo-orientador : Patrícia Cardoso-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Curso de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 28/11/2002-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração : Estudos literários-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise comparativa do livro Memórias do Cárcere, de Graciliano Ramos, e do filme Memórias do Cárcere, de Nelson Pereira dos Santos, observando a forma como as questões referentes à representação são trabalhadas no processo de transposição interartes de um meio literário para um meio cinematográfico. Para tanto, procurou-se analisar o processo de transposição sob três ângulos diferentes: estéticos, socioculturais e ideológicos; em seguida, levantou-se os principais aspectos presentes no livro e no filme a fim de cotejá-los e observar a forma como se dava a transposição. Os resultados alcançados revelaram que na passagem do livro para o filme, o cineasta Nelson Pereira dos Santos faz uma leitura particular da obra de Graciliano Ramos, apresentando uma visão diferente em relação à arte e à imagem construída de mundo: enquanto o escritor modela uma representação tensa e uma postura de questionamento da capacidade da literatura de ficção em criar uma integração com o outro, o cineasta compõe uma representação íntegra e possui uma confiança no papel do cinema como agente libertador e comunitário. Mais do que uma "distorção" do texto de Graciliano, essa adaptação de Nelson é uma recriação, ou seja, uma obra artística que engloba uma determinada linguagem estética (cinematográfica), num contexto sociocultural específico (anos 80 do século XX) e a partir de uma visão particular de arte. Assim, a leitura do cineasta sobre a obra do escritor caracteriza-se como um processo complexo, pois não basta apenas "transportar" o texto-alvo de um meio artístico para outro, necessita-se de uma reconstrução e reelaboração dos seus principais aspectos (tema, mensagem etc.).-
Descrição: dc.descriptionAbstract : This work is a comparative analysis of Graciliano Ramos's book Memórias do Cárcere and Nelson Pereira dos Santos's film of the same title with the purpose of observing how representation is dealt with in the process of transposition from a literary to a cinematographic medium. With that aim in mind, we analyzed the transposition process from three different angles: aesthetic, socio-cultural and ideological. We then examined the main aspects of the book and the film in order to compare them and observe the way the transposition was made. The results reveal that film director Nelson Pereira dos Santos has made a particular reading of Graciliano Ramos's book, presenting a different view of art and a different image of the world: while the writer builds a tense representation and questions the capacity of fictional literature to create an integration with the other, the filmmaker constructs an integral representation and looks at the cinema as an agent of liberation and community building. More than a "distortion" of Ramos's text, Santos's adaptation is a recreation; that is, an artistic work that comprises a certain aesthetic language (cinematographic) in a specific socio-cultural context (the 1980's) and from a particular view of art. The filmmaker's reading of Ramos's work is a complex process since "transposing" the target-text from an artistic milieu to the other is not enough. What is needed is a reconstruction of its main aspects: theme, message, etc.).-
Formato: dc.formatvi, 149 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectRamos, Graciliano, 1892-1953-
Palavras-chave: dc.subjectSantos, Nelson Pereira dos, 1928- - Crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura brasileira - Crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectCinema brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectMemórias do cárcere-
Palavras-chave: dc.subjectDissertações - Letras-
Título: dc.titleImagens do cárcere : do texto literário à leitura cinematográfica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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