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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Marcia Böechat | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Autor(es): dc.creator | Bührer, Édina Aparecida Cabral | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:22:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:22:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2005 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/24555 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/24555 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Márcia Helena Böechat Fernandes | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Curso de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos. Defesa: Curitiba, 28/04/2005 | - |
Descrição: dc.description | Inclui bibliografia | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Estudos lingüísticos | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O objetivo principal desta pesquisa é apresentar a teoria das Inteligências Múltiplas como uma alternativa de ensino e explorar os efeitos positivos que podem surgir na aprendizagem de inglês como segunda língua em aprendizes adultos. Esta teoria tem mudado a visão de educadores dos Estados Unidos nas suas concepções de inteligência. De acordo com os especialistas na área, as inteligências dos estudantes não deveriam ser medidas com base nos testes de Ql (quociente de inteligência), mas baseadas num conjunto de potenciais que trabalham juntos. Dependendo da situação, um potencial pode agir mais intensamente que os outros. Todos os estudantes parecem ter, pelo menos, sete tipos diferentes de inteligências que ajudam a resolver problemas, inventar processos e criar produtos importantes para a sociedade. As inteligências verbal-lingüística, corporal-cinestésica, espacial, musical, lógico-matemática, intrapessoal e interpessoal são ferramentas que podem ajudar os estudantes a desenvolver uma melhor compreensão e apreciação de seus potenciais e preferências de aprendizagem. Um conjunto de atividades, relacionando cada inteligência e as quatro habilidades da língua inglesa, foi planejado e aplicado para explorar estes potenciais na sala de aula de segunda língua. Depois da investigação do processo através da pesquisa-ação, análise dos dados do perfil das inteligências múltiplas dos aprendizes, das suas opiniões e questionários observou-se que o procedimento tem um efeito positivo na motivação dos estudantes para a aprendizagem de Inglês como uma língua estrangeira. | - |
Descrição: dc.description | Abstract : The main purpose of this research is to present the Multiple Intelligences theory as an alternative of teaching and to explore its positive effects on adults as second language learners. This theory has changed educators' views in the United States in their conceptions of intelligence. According to specialists in the field, the student's intelligence should not be measured based on IQ (intelligence quotient) tests but on the basis of their full potentials that work together. Depending on the situation, one potential can act more intensively than others. All students seem to have at least seven different types of intelligences that help to solve problems, invent processes and create significant products for society. Verballinguistic, bodily kinesthetic, spatial, musical, logical-mathematical, interpersonal and intrapersonal intelligences are tools that can help students to develop a better understanding and appreciation of their potentials and learning preferences. A set of activities related to each intelligence and English language skills was planned and applied in order to explore these potentials in the second language classroom. After investigation through action research and analysis of the learners' multiple intelligences profiles, as well as their opinions and questionnaires, it was observed that the procedure has a positive effect on students' motivation for learning English as a foreign language. | - |
Formato: dc.format | xi, 136 f. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Letras | - |
Título: dc.title | A sala de aula de língua inglesa na perspectiva das inteligências múltiplas : aplicações e implicações | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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