Conhecimento metacognitivo das estratégias de aprendizagem do espanhol como segunda língua

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGodoy, Elena, 1947--
Autor(es): dc.contributorRoloff, Vera Lucia Posnik, 1955--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras-
Autor(es): dc.creatorMussini, Ester Petra Sara Moreno de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:02:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:02:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-23-
Data de envio: dc.date.issued2002-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/24553-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/24553-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Elena Godoi-
Descrição: dc.descriptionCo-orientador : Vera Roloff-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Curso de Pós-Graduação em Letras. Defesa : 26/09/2002-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Analisar as estratégias metacognitivas dos aprendizes de línguas estrangeiras é uma maneira de conhecer o seu grau de autonomia. O conhecimento metacognitivo estratégico mostra como os aprendizes planejam, monitoram e avaliam as suas atividades de tal forma que possam gerenciar a sua própria aprendizagem. Adquirir e desenvolver esse conhecimento é uma tarefa bem difícil para os nossos aprendizes, pois têm uma cultura mais tradicional e dependente de aprendizado. Através desta pesquisa realizada com alunos do curso de Licenciatura em Letras Espanhol da UFPR, investigamos o que eles sabem sobre estratégias metacognitivas e seu uso potencial e o quanto estão conscientes e críticos com relação a sua capacidade de usá-las efetivamente. Este trabalho procura contribuir para a construção de propostas de ensino-aprendizagem baseadas na noção de autonomia, oferecendo subsídios para atividades que permitam ampliar os aspectos críticos e reflexivos do aprendiz através do conhecimento e uso de estratégias de aprendizagem.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: To analyze the metacognitive strategies of foreign language learners is a way of assessing their degree of autonomy. The strategic metacognitive knowledge is related to how learners plan, monitor and evaluate their activities thereby managing their own learning. To acquire and develop this knowledge is quite a hard task for Brazilian learners as they share a more traditional and dependent learning culture. Through this research, carried out with students from the Letters Spanish undergraduate course at UFPR (Federal University of Paraná), we have examined what they know about metacognitive strategies and their potential use, and how conscious and critical they are about their own capacity of using such knowledge effectively. This works aims at contributing to the development of teaching/learning proposals based on the notion of autonomy, offering subsidies for activities that may widen the learner's critical and reflexive capacity through the knowledge and use of learning strategies.-
Formato: dc.format158 f. : il. (algumas colors).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura-
Palavras-chave: dc.subjectDissertações - Letras-
Título: dc.titleConhecimento metacognitivo das estratégias de aprendizagem do espanhol como segunda língua-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.