Leitura e escrita : a captura de um objeto de ensino

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFaraco, Carlos Alberto, 1950--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras-
Autor(es): dc.creatorPivovar, Altair-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:02:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:02:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-29-
Data de envio: dc.date.issued1999-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/24544-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/24544-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Carlos Alberto Faraco-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Curso de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 30/08/1999-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração : Linguística de língua portuguesa-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho se propõe a uma discussão teórica acerca dos problemas que afetam o ensino de língua portuguesa, em especial na sua modalidade escrita, apresentando proposta alternativa para encaminhamento de atividades com texto em sala de aula. No primeiro capítulo, são abordadas as razões por que as novas orientações dos estudos lingüísticos no Brasil não se convertem em alterações substantivas nas práticas de ensino, as quais vêm acusando um déficit no que diz respeito à leitura e produção de textos pelos alunos. Procuramos mostrar de que forma o modelo científico de se relacionar com o conhecimento interfere negativamente no aproveitamento escolar e entender o novo papel do professor nesse processo. O segundo capítulo é dedicado à questão, fundamental para nós, da passagem da manipulação da teoria para a prática, discutindo-se o que chamamos de ciclo lingüístico. Procuramos demonstrar também que a forte influência do contexto concreto da sala de aula, tanto na leitura quanto na produção de textos, é subestimada pela escola. Ao terceiro capítulo reservamos a espinhosa tarefa de apresentar uma atividade escolar com texto elaborada dentro de princípios teóricos que dêem a garantia de que os alunos, de fato, vão interagir com enunciados de outros gêneros além do gênero específico (e inevitável) da escola, participando de uma real situação de aprendizagem da língua.-
Formato: dc.formatv, 144 f. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectEscrita-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectLingua portuguesa - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectDissertações - Letras-
Título: dc.titleLeitura e escrita : a captura de um objeto de ensino-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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