A retirada da Laguna : imagens sobrepostas do Brasil oitocentista

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorWeinhardt, Marilene, 1952--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras-
Autor(es): dc.creatorNascimento, Naira de Almeida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:46:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:46:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-12-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-12-
Data de envio: dc.date.issued2002-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/24539-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/24539-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Marilene Weinhardt-
Descrição: dc.descriptionAutor não autorizou a divulgação do arquivo digital-
Descrição: dc.descriptionDissertaçao(mestrado)- Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes. Curso de Pós-Graduaçao em Letras-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia e notas bibliográficas-
Descrição: dc.descriptionResumo: O lugar do visconde de Taunay na historiografía literaria resume-se atualmente a autor do romance Inocência. Não obstante a limitação que sofreu ao longo do século XX, Taunay revelase, através da sua obra, uma peça importante na compreensão da crise do Segundo Reinado. Dentre a sua produção, A Retirada da Laguna emerge como a obra mais ilustrativa desse conturbado período, tanto nas suas implicações políticas, sociais e culturais, quanto pela questão da representação nacional, fundamental para a eleição do cânone. Contudo, a revisão por critérios culturais não impede a sua tomada a partir da esfera artística. Essa aproximação permite ainda questionar os limites impostos entre a narrativa histórica e a narrativa literária. Limites que serviriam inclusive a uma ordem ideológica, assim como o enquadramento da obra a partir da noção de gêneros literários.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Visconde de Taunay's place in the literary historiography is nowadays restricted to the author of the novel Inocência. Despite the limitation that he suffered along the 20th century, Taunay reveals himself through his works, playing an important role in the understanding of the Second Reign. Among his production, A Retirada da Laguna appears as the most representative work of this unsettling period, not only for its political, social and cultural implications but also due to the issue of the national representation, something crucial to the idea of the canon. However, the revision following a cultural criteria does not desencourage its perspective set on the artistic realm. This attempt still admits the inquiry of the imposed limits between the historic narrative and the literary narrative, limits which would also satisfy an ideological argument, as well as the placement of this novel based on the idea of literary genres.-
Formato: dc.format160f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura brasileira - Crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectLaguna, Retirada da - 1864-
Palavras-chave: dc.subjectTaunay, Alfredo d'Escragnolle Taunay, Visconde de, 1843-1899-
Palavras-chave: dc.subjectRedação acadêmica-
Palavras-chave: dc.subjectCNPq-
Título: dc.titleA retirada da Laguna : imagens sobrepostas do Brasil oitocentista-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.