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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Gregolin, Reny Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Autor(es): dc.creator | Massi, Giselle | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:18:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:18:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 1997 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/24537 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/24537 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Reny Maria Gregolin Guindaste | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Curso de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 1997 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração : Linguística de língua portuguesa | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho procura estabelecer uma discussão sobre as práticas avaliativas e terapêuticas usualmente envolvidas com a linguagem de crianças portadoras de paralisia cerebral. No primeiro capitulo, apresentamos a caracterização dessa síndrome neurológica e, em seguida, analisamos as colocações de alguns autores que, embasados na noção de lingua como um código de comunicação, falam a respeito da linguagem de paralisados cerebrais. Com o objetivo de superar essa noção, nos voltamos para uma perspectiva discursiva e, tomando por base os estudos realizados por GERALDI e COUDRY, nos colocamos contra as práticas tradicionais, pois consideramos que a linguagem deve ser analisada e acompanhada a partir de seu uso efetivo, na interação verbal. Com a finalidade de expandirmos nosso conhecimento sobre o desenvolvimento da linguagem na infância, transitamos, no segundo capitulo, pelas teorias que estudam a aquisição da linguagem, destacando a ótica sócio-interacionista assumida por LEMOS e as pesquisas realizadas por PERRONI sobre o desenvolvimento do discurso narrativo oral. Por fim, no terceiro capitulo, apresentamos uma análise das produções lingüisticas de uma criança portadora de paralisia cerebral, evidenciando o desenvolvimento gradual de sua capacidade de narrar, na interação com o adulto. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The objective of this research was to discuss evaluation and therapeutical procedures related to language commonly used with children who have cerebral paralysis. Chapter one first presents the characteristics of this neurogical syndrome. Then it analyzes some traditional ideas about language spoken by children with cerebral paralysis. These ideas are based on the notion that language is a code of communication. This study is opposed to these traditional procedures and adopts GERALDI and COUDRY'S views towards language. Based on these views, language will be analyzed and studied for therapeutical purpose taking into consideration its use in verbal interaction. Aiming at the expansion of our knowledge about the development of language in children, chapter two presents theories of language acquisition giving emphasis on a social-interactive approach studied by LEMOS. It also presents surveys conducted by PERRONI about the development of oral narrative discourse. The last chapter presents an analysis of linguistic productions of a child who has cerebral paralysis showing the gradual development of her capacity of narration when interacting with an adult. | - |
Formato: dc.format | vi, 134 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aquisição de linguagem - Paralisia cerebral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças com lesões cerebrais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPq | - |
Título: dc.title | Linguagem e paralisia cerebral : um estudo de caso do desenvolvimento da narrativa | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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