A produção das consoantes velares em inglês por alunos surdos brasileiros

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Autor(es): dc.contributorWatkins, Michael Alan, 1944--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras-
Autor(es): dc.creatorGomes, Maria Lúcia de Castro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:04:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:04:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2002-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/24536-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/24536-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Michael Alan Watkins-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 20/09/2002-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração : Estudos linguísticos-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho se propôs a analisar a produção das consoantes velares oclusivas em palavras da língua inglesa, durante o aprendizado desse idioma, por dois alunos portadores de surdez profunda bilateral. Devido à falta de feedback auditivo, esses sujeitos, que foram oralizados em português, apresentam óbvias dificuldades de articulação. De acordo com o modelo de processamento da fala de Levelt (1989), procurou-se descrever e analisar os processos ocorridos nas palavras articuladas pelos sujeitos. As palavras escolhidas para análise continham os sons oclusivos velares surdos e sonoros em diversos contextos de sílaba e de acompanhamento vocálico. A análise articulatoria teve como suporte os programas GRAM (Hörne, Nair e Belhau), PRAAT (Boersma e Weenick) e SpeechStation2 (Sensimetrics Corporation) para análise acústica e foi embasada nas descrições de Ladefoged (1975) e Kent e Read (1992) para os segmentos da língua inglesa e de Russo e Behlau (1993) para os segmentos do português. A partir dos dados analisados, e das hipóteses levantadas sobre as dificuldades demonstradas pelos sujeitos na produção dos segmentos em questão, alguns outros problemas de articulação que se apresentaram durante o processo também foram listados. Ao final, é feito um apelo aos profissionais e pesquisadores, que de alguma forma se relacionam com o grupo a que fazem parte os sujeitos desta pesquisa, para que unam seus conhecimentos e suas forças visando a realização de mais trabalhos na área da Educação do Surdo e da ciência da fala como um todo.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The aim of this research was to analyze the production of velar stop consonants in English words, during the language learning process, by two profoundly deaf students. Due to lack of auditory feedback, these students, who were oralized in Portuguese, obviously present serious difficulties in articulation. Based on Levelt's model (1989) "The Speaker as Information Processer", the subjects' spoken words were described and the processes were analyzed. The words chosen to be analyzed had velar stop sounds, in the voiced and voiceless varieties, in several contexts of syllable and vowel adjacencies. The GRAM (Belhau and Nair), PRAAT (Boersma and Weenick) and SpeechStation2 (Sensimetrics Corporation) programs gave support to the analyses, which were based on the descriptions of English segments by Ladefoged (1975) and Kent and Read (1992), and of Portuguese by Russo and Behlau (1993). Based on the analyzed data and after some hypothesizing over the difficulties shown by the students during production of the segments in study, some other articulatory problems detected during the whole process were also listed. Finally, professionals and researchers who in any way deal with deaf people are asked to unite their knowledge and efforts, so that more research be conducted for the benefit of Deaf Education and Speech Science as a whole.-
Formato: dc.formatviii, 119 f. : il., tabs., grafs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectSurdos - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa - Consoantes-
Palavras-chave: dc.subjectRedação acadêmica-
Palavras-chave: dc.subjectCNPq-
Título: dc.titleA produção das consoantes velares em inglês por alunos surdos brasileiros-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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