Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Frahm, Gertrud Friedrich, 1953- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Autor(es): dc.creator | Boni, Valéria de Fátima Carvalho Vaz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:54:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:54:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2003 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/24521 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/24521 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Gertrud Friedrich Frahm | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Curso de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos. Defesa : Curitiba, 27/11/2003 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração : Língua estrangeira | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho de pesquisa objetiva desenvolver um estudo sobre o uso de estratégias de aprendizagem de vocabulario para aquisição de língua estrangeira por parte de acadêmicos do Iº ano de um curso de Letras, habilitação em Português-Inglês. Trata-se de como essas escolhas estratégicas se relacionam com os modelos psicolingüísticos de processamento lexical de segunda língua. O estudo de caso aqui apresentado fundamenta-se em aspectos teóricos sobre a conceituação da palavra (RICHARDS, 1976; NATION, 2001 e outros), sobre os modelos psicolingüísticos de aquisição de vocabulário (LEVELT, 1989,1993; DE BOT, 1997; JIANG, 2000) e sobre estratégias de aprendizagem de vocabulário (OXFORD, 1990; O' MALLE Y & CHAMOT, 1990, SCHMITT, 2000 e outros). Os registros coletados por meio de instrumento apresentado por SCHMITT (1997), sobre as estratégias de aprendizagem de vocabulário em língua estrangeira, foram categorizados de acordo com o nível de proficiência do acadêmico (Cambridge Placement Test, 2003). As escolhas estratégicas de aprendizagem de vocabulário foram analisadas à luz das teorias propostas nos modelos do processamento lexical de aprendizes adultos de língua estrangeira. | - |
Descrição: dc.description | Abstract : The present research develops a study on vocabulary learning strategies for acquisition of a foreign language by first year students of an undergraduate English Language course. It looks at how the strategy choices are related to psycholinguistic models of lexical processing in a second language. The case study presented in this dissertation is based on theoretical aspects of word knowledge building (RICHARDS, 1976; NATION, 2001 and others), on psycholinguistic models of lexical acquisition (LEVELT, 1989,1993; De BOT et al., 1997; JIANG, 2000) and on vocabulary learning strategies (OXFORD, 1990; O' MALLEY & CHAMOT, 1990, SCHMITT, 2000 and others). The data, collected through a taxonomy of vocabulary learning strategies in a foreign language proposed by SCHMITT (1997), were categorized according to the learner's proficiency level (Cambridge Placement Test, 2003). Strategic choices for learning were analyzed in the light of some theories of lexical processing models for adult foreign language learners. | - |
Formato: dc.format | xii, 133 f. : il., grafs., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Línguas - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vocabulário - Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aquisiçao de segunda linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Letras | - |
Título: dc.title | Aprendizagem/aquisição de vocabulário em língua estrangeira : um estudo de caso sobre estratégias de apredizagem | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: