
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Costa, Iara Bemquerer, 1948- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Milton Francisco da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:44:14Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:44:14Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2004 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/24472 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/24472 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Iara Bemquerer Costa | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Curso de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 13/04/2004 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui bibliografia | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração : Estudos linguísticos | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente estudo insere-se no campo da Lingüística de Texto, tendo como cerne de discussão o processo referencial e anafórico na produção de texto oral. Objetiva-se compreender como se dá a progressão referencial na fala cotidiana. Assume-se como conceito principal o de referenciação defendido por Mondada e Dubois (2003), o qual implica compreender o referente como objeto de discurso, isto é. como objeto construído textualmente. Desse modo. o referente, uma vez introduzido 110 texto, pode ser abandonado, reativado, enriquecido, fragmentado, levando em conta, por exemplo, aspectos léxicoestereotípicos. a negociação dos interlocutores, o contexto situacional. conhecimentos de língua e de mundo compartilhado. Outro conceito crucial é o de anáfora, o qual é exposto a partir de Marcuschi e Koch (2002), ao proporem uma noção ampliada para o fenômeno anafórico. Conforme essa proposição, o elemento anafórico, na busca de construir seu referente, pode-se ancorar em um item lexical explícito no cotexto antecedente ou subseqüente, pode-se ancorar em informações difusas cotextualmente. ou ainda, seu referente pode-se constituir sem a presença dessas informações. A hipótese assumida aqui é a de que a anáfora, entendida de modo ampliado, é uma estratégia utilizada na construção de objetos de discurso e no processo de progressão referencial. Como corpus utiliza-se de textos extraídos do Banco de Dados Lingüísticos do VARSUL - Variação Lingüística Urbana na Região Sul do Brasil. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : This dissertation in the Text Linguistics field discusses the referential and anaphoric process in oral text production. It aims to understand how the referential progression in everyday speech works. It's assumed the referenciation in the terms of Mondada and Dubois (2003) as the main conception, which implies the referent as a discourse object i.e. it is built textually. In this way. the referent introduced in the text may be abandoned, reactivated, enriched, fragmented, taking into account, for instance, the pre-textual word meaning, interlocutor negotiation, situational context, knowledge of language, world and shared world knowledge. The discourse object construction does not depend on a correspondent object existence in the real and extra-textual world. Another crucial conception is anaphora, exposed by Marcuschi and Koch (2002), in their proposal of an extended conception for this phenomenon. According to them, the anaphoric element, when building its referent, may be hooked in an explicit lexical item in the previous cotext or in the subsequent one. It also .may be hooked in cotextuallv difused information, or even the referent can be built without the presence of any of that information. The hypothesis assumed in this study is that the anaphora, in such an extended view, is a strategy used in the discourse object construction and in the referential progression process. It is used corpus texts from the VARSUL (Urban Language Variation in Brazil's South Region) Data Base. | - |
| Formato: dc.format | iii, 146 f. : il. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fala | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Linguagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Letras | - |
| Título: dc.title | A progressão referencial-anafórica na fala cotidiana | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: