
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Costa, Iara Bemquerer, 1948- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
| Autor(es): dc.creator | Souza, Meire Estelito de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:36:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:36:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 1999 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/24446 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/24446 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Iara Bemquerer Costa | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Curso de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 1999 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração : Linguística | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Partindo da concepção de que o texto tem um conjunto de características que o diferencia de uma seqüência de frases isoladas, descrevo sete fatores responsáveis pela textual idade: os fatores tipicamente pragmáticos (intencionalidade, aceitabilidade, informatividade, situacionalidade e intertextualidade), que são centrados nos participantes do discurso (produtor e receptor), de acordo com a proposta de BEAUGRANDE E DRESSLER (1986) e os fatores coerência e coesão a partir das quatro meta-regras de CHAROLLES (1988), com a terminologia atualizada por Vai (1997), ou seja, continuidade, progressão, não-contradição e articulação. Eu procuro avaliar o modelo dos sete fatores de textualidade a partir de infrações a cada um deles, visto que BEAUGRANDE E DRESSLER analisam tais fatores através da presença dos mesmos em textos literários conhecidos. Neste trabalho, as infrações são extraídas de 100 textos escritos por escolares, realizados durante uma avaliação do sistema educacional do Paraná em 1996. Por fim, eu analiso as infrações mais recorrentes na amostra a partir de uma redação prototípica, com o intuito de verificar as relações entre os fatores de textualidade. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : Starting from the conception that the text has a set of characteristics which makes it different from a sequence of isolated sentences, I describe seven standards that are responsible for its textuality: the tipically pragmatic notions (intentionality, acceptability, informativity, situationality and intertextuality), which are centred in the participants of the discourse (producer and receiver), according to BEAUGRANDE and DRESSLER'S proposal (1986), and the coherence and cohesion factors based on CHAROLLES' four meta-rules (1988), with the terminology that was updated by VAL (1997), i.e.: continuity, progression, non-contradiction and articulation. I aim to evaluate the model of the seven textual standards based on infringements to each one of them, since BEAUGRANDE and DRESSLER analyse these standards through their existence in known literary texts. In this work, the infringements are taken out of 100 compositions written by school students, which were carried out during the evaluation of Paraná's educational system in 1996. Finally, I analyse the most recurrent infringements in the sample, from a prototype composition, in order to verify the relationships among the textual standards. | - |
| Formato: dc.format | 122 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prosa escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Letras | - |
| Título: dc.title | Infrações aos fatores de textualidade em redações escolares | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: