As fadas fiam o fatum : a narrativa maravilhosa de Marina Colasanti

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Marta Morais da, 1945--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras-
Autor(es): dc.creatorPerdigão, Noemi Henriqueta Brandão de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:45:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:45:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-18-
Data de envio: dc.date.issued1993-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/24440-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/24440-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Marta Morais da Costa-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Curso de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 1993-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração : Literatura brasileira-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho analisa os contos maravilhosos de Marina Colasanti para observar em que medida eles retomam características dos contos tradicionais e em que medida inovam. Nó primeiro capítulo, estudamos algumas posturas teóricas sobre o mito: uma antropológica (Lévi- Strauss), uma psicanalítica (C. O. Jung) e uma ligada à linguagem (KCassirer). Também discutimos a questão do poético (O. Paz, M. Dufrenne e outros). No segundo capítulo, analisamos alguns contos maravilhosos tradicionais - de Perrault, dos irmãos Grimm e de Andersen - a partir de aspectos literários: tempo, espaço, personagens, linguagem, temática No terceiro, trabalhamos com os contos de Marina Colasanti, analisando-os e comparando-os à tradição. Concluímos pela permanência de alguns aspectos - ambiência maravilhosa, tempo e espaço pouco definidos, alguns personagens - e pela inovação em outros - linguagem poética, marca autoral, discurso feminino.-
Descrição: dc.descriptionRésumé : Ce travail analise les contes merveilleux de Marina Colasaxiti pour évaluer dans quelle mesure ils maintiennent les caractéristiques des contes de la tradition et dans quelle mesure ils innovent Au premier chapitre, nous avons étudié des courants théoriques qui s'occupent du mythe: un anthropologique (Lévi-Strauss), un psychanalitique (C. G. Jung) et un lié à la théorie du langage (E Cassirer). Nous avons discuté également la question du poétique (O. Paz, M. Dufrenne et d'autres). Au deuxième chapitre, nous avons analisé quelques contes merveilleux de la tradition - de C. Perrault, Jacob et Wilhelm Grimm et de H. C. Andersen - à partir des characteristiques littéraires, temps, espace, personnages, langage, thème. Au troisième, nous avons étudié les contes merveilleux de Marina Colasanti, en les analisant et en les comparant à ceux de la tradiiton. Nous avons conclu par la permanence de certaines caractéristiques - ambiance merveilleuse, temps et espace peu définis, quelques personnages - et par l'innovation en autres - langage poétique, marque d'auteur, discours féminin.-
Formato: dc.formatvii, 120 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura brasileira - História e crítica-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura brasileira - Crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectLetras-
Palavras-chave: dc.subjectColasanti, Marina, 1937--
Título: dc.titleAs fadas fiam o fatum : a narrativa maravilhosa de Marina Colasanti-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.